Cliente Oculto como instrumento de avaliação de desempenho na Psicologia Organizacional

  • Fernanda Rafaela Martins de Melo
  • Patricia Casaroli
  • Rosangela Ferreira Leal Fernandes
  • Maria Ester Falaschi

Resumo

Este presente trabalho irá apresentar e discutir o Cliente Oculto, é uma ferramenta de avaliação de desempenho e especifica para medir a qualidade no atendimento, principalmente no varejo, a partir da contratação de uma empresa terceirizada, ou da utilização de profissionais próprios, que treinam e enviam falsos clientes às lojas para testar a eficiência do serviço prestado aos consumidores; entre outras palavras, também balizado de -comprador misterioso" ou ainda "cliente fantasma", a partir disto é instruído a abordar 0 vendedor e fazer uma série de perguntas de acordo com um livefing passado pela empresa; através disto podemos realizar um diagnóstico organizacional instrumentado, este que identifica os problemas e a caracterização de causas; necessário à escolha das ações que se destinam a concretização das mudanças desejadas, através da coleta de informações e análise de dados; realizando assim a avaliação de desempenho com utilização de intervenção através do treinamento no foco das falhas do atendimento.

Biografia do Autor

Fernanda Rafaela Martins de Melo

Discente do 4°ano do Curso de Psicologia

Patricia Casaroli

Discente do 4°ano do Curso de Psicologia

Rosangela Ferreira Leal Fernandes

Especialização em Administração Industrial pela universidade Federal do Paraná - UFPR.  Especialista SBDG. Especialização em Comportamento Organizacional. Graduação em Psicologia pela UEL. Psicóloga do Trabaho e Organizacional em empresas de Londrina há 20 anos. rosangela.fernandes@unifil.br 

Maria Ester Falaschi

Especialização em psicologia Organizacional do Trabalho pela UEL- Formação em dinâmicas de grupo pela SBDG. Formação em Psicanálise pela SBPSP. Graduação em Psicologia pela UEL. 

Publicado
2018-09-05
Como Citar
de Melo, F., Casaroli, P., Fernandes, R., & Falaschi, M. (2018). Cliente Oculto como instrumento de avaliação de desempenho na Psicologia Organizacional. Revista EletrôNica CiêNcias Empresarias, 3(5), 20-30. Recuperado de http://periodicos.unifil.br/index.php/revista-empresrial/article/view/452/376
Seção
Artigos