A essencialidade do poder judiciário para o acesso à justiça

  • Ana Paula Sefrin Saladini

Resumo

O presente artigo tece considerações a respeito da temática de acesso à justiça, confrontando o argumento doutrinário que defende que os meios aternativos à jurisdição acabam por ser mais eficientes que o meio jurisdicional. Esquadrinha inicialmente as dificuldades encontradas na efetivação desse direito fundamental. A seguir analisa a crítica que se faz ao Poder Judiciário, indicado como meio ineficiente de acesso a uma decisão justa em tempo razoável, perpassando a questão da eficiência dos meios alternativos de solução e da crise de credibilidade do Judiciário. Relaciona algumas políticas e atitudes desenvolvidas no âmbito desse poder republicano como forma de permitir o melhor acesso do cidadão à justiça. Conclui demonstrando a essencialidade do Poder Judiciário na efetivação do acesso à justiça.

##submission.authorBiography##

Ana Paula Sefrin Saladini

Juíza Titular da Vara do Trabalho de Jacarezinho-PR. Especialista em Direito Civil e Processo Civil. Especialista em Direito do Trabalho. Docente. Mestranda em Ciências Jurídicas pela UENP - Universidade Estadual do Norte do Paraná (Jacarezinho).

Publicado
2018-10-05
Como Citar
Saladini, A. (2018). A essencialidade do poder judiciário para o acesso à justiça. Revista JuríDica Da UniFil, 7(7), 13-25. Recuperado de http://periodicos.unifil.br/index.php/rev-juridica/article/view/641/594