Trabalho, medo e sofrimento: considerações acerca do assédio moral

  • Ana Paula Sefrin Saladini

Resumo

O presente trabalho aborda o problema do assédio moral no ambiente de trabalho. Partindo-se da definição do lema, é feita uma análise do panorama nacional da questão, abordando, ainda, as perspectivas legislativas. Na sequência, analisa-se a responsabilidade do empregador. Discutem-se questões pertinentes ao medo e ao sofrimento inerentes ao trabalho, e do medo utilizado como instrumento pelo empregador, ora visando o incremento da produtividade, ora como mero exercício arbitrário de poder. Por fim, verificam-se as do medo e do sofrimento na saúde do trabalhador.

##submission.authorBiography##

Ana Paula Sefrin Saladini

Juíza do Trabalho Titular da Vara do Trabalho de Jacarezinho - Paraná. Especialista em Direito Civil e Processo Civil. Professora de Graduação e Pós-Graduação.

Publicado
2018-10-02
Como Citar
SALADINI, Ana Paula Sefrin. Trabalho, medo e sofrimento: considerações acerca do assédio moral. Revista Jurídica da UniFil, [S.l.], v. 4, n. 4, p. 13-24, out. 2018. ISSN 2674-7251. Disponível em: <http://periodicos.unifil.br/index.php/rev-juridica/article/view/585>. Acesso em: 18 abr. 2024.