A influência religiosa na mediação de conflitos familiares

  • Amanda Antonio Salvaterra dos Santos Faculdade Estácio de Sá de Ourinhos
  • Rozane da Rosa Cachapuz Universidade Estadual de Londrina
  • Jose Ricardo Suter UniToledo Wyden de Araçatuba-SP

Resumo

O presente artigo analisa a forte influência do cristianismo na sociedade familiar, evidenciando-se a contribuição das autoridades religiosas para a resolução dos conflitos familiares à luz da estrutura do cristianismo e da mediação realizada pelos líderes religiosos, também conhecida como aconselhamento pastoral. Demonstra-se a capacidade de contribuição com o acesso à justiça e o “desafogamento” das demandas judiciais, casos em que esse domínio se enquadre nas normas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça. Para tanto, foi utilizado o método hipotético dedutivo por meio de levantamento bibliográfico com o estudo dirigido nas legislações brasileiras na expectativa de esclarecer como a forte presença dos líderes cristãos na sociedade familiar, utilizando-se da mediação de conflitos, pode contribuir com o acesso à justiça e a possível diminuição de demandas judiciais.


 

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Pesquisadora na área de mediações de conflitos familiares. Advogada no escritório Amanda Salvaterra - Advocacia e Consultoria Jurídica, na cidade de Chavantes-SP. 

 
##submission.authorWithAffiliation##

Doutora em Direito Internacional, com ênfase em Direito de Família, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP). Mestra em Direito Negocial, nas áreas de Civil e Processo Civil, pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Graduação em Direito pela Universidade da Região da Campanha (URCAMP). Professora da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Docente na graduação e pós-graduação na Universidade Estadual de Londrina.

   
##submission.authorWithAffiliation##

Doutorando e Mestre em Direito Negocial pela Universidade Estadual de Londrina. Coordenador e professor do Curso de Direito da UniToledo Wyden de Araçatuba-sp. Advogado na Suter Advocacia & Gerenciamento de Conflitos. Mediador Judicial no Tribunal de Justiça de São Paulo. Editor-chefe da Revista Hórus da Estácio Ourinhos. Editor Associado da Revista do Direito Público da UEL. Revisor de Periódicos. Pesquisador do Projeto de Pesquisa “Do Acesso à Justiça no Direito das Famílias” do PPGDN da UEL. 

 
Publicado
2023-09-06
Como Citar
Santos, A., Cachapuz, R., & Suter, J. (2023). A influência religiosa na mediação de conflitos familiares. Revista JuríDica Da UniFil, 19(especial), 63-82. Recuperado de http://periodicos.unifil.br/index.php/rev-juridica/article/view/2865/2657