Aproximações entre aprendizagem baseada em problemas (PBL) e o curso de direito : relato de prática pedagógica no ensino superior

  • Denise Martins Américo de Souza
  • Léia Aparecida Veiga

Resumo

Este estudo tem por objetivo relatar uma experiência que envolveu a problematização do ensino no curso
de bacharelado de Direito a partir do trabalho com metodologia ativa, buscando mesclar elementos do
PBL com aulas expositivas dialogadas. A Aprendizagem Baseada em Problemas ou PBL (Problem-Based
Learning) - diferente do modelo convencional utilizado nas instituições de ensino-, parte do problema para
motivar e iniciar a aprendizagem. Essa experiência decorreu da aplicação de elementos do PBL junto às
disciplinas presenciais de Antropologia e Sociologia Jurídica e História do Direito do curso de Direito em
uma universidade privada de Londrina. Em termos metodológicos, se trata de uma pesquisa-intervenção
de natureza qualitativa, tendo por base levantamentos secundários (leitura de trabalhos sobre a temática) e
primários (informações obtidas a partir da observação participante). Em linhas gerais, acerca dos resultados,
é possível afirmar que dentre os grupos de alunos que realmente se envolveram na atividade, esse trabalho
com uma proposta ativa por parte dos alunos ampliou o conhecimento dos mesmos; reforçou a autonomia
e tomada de decisões; a responsabilidade com o compromisso assumido.

Biografia do Autor

Denise Martins Américo de Souza

Docente do Curso de Direito da UniFil.

Léia Aparecida Veiga

Docente da Universidade Estadual de Londrina

Publicado
2019-07-03
Como Citar
Souza, D., & Veiga, L. (2019). Aproximações entre aprendizagem baseada em problemas (PBL) e o curso de direito : relato de prática pedagógica no ensino superior. Revista JuríDica Da UniFil, 13(13), 113-124. Recuperado de http://periodicos.unifil.br/index.php/rev-juridica/article/view/1106/1029