A influência do pensamento de Peter Häberle na figura do Amicus Curiae

  • Sérgio Aziz Ferrareto Neme

Resumo

O presente artigo pretende demonstrar de que forma os estudos do Constitucionalista alemão Peter Häberle influenciaram o instituto do Amicus Curiae, figura presente vários ramos do direito. O artigo tem como principal foco o instituto do amicus curiae no âmbito do controle concentrado de constitucionalidade. Inicialmente apresenta-se breve perfil da obra de Peter Häberle, concentrando-se primordialmente na sua obra mais conhecida Hermenêutica Constitucional - A Sociedade Aberta dos Intérpretes da Constituição: Contribuição para uma interpretação pluralista e "procedimental" da Constituição. Em seguida apresenta-se a figura do amicus curiae, com sua previsão Iegal e os contornos delineados pela doutrina e jurisprudência. Por fim conclui-se com alguns apontamentos.

##submission.authorBiography##

Sérgio Aziz Ferrareto Neme

Mestrando em Sistema Constitucional de Garantias de Direitos pela Instituição Toledo de Ensino. E-mail para contato: sergioneme@gmaiI.com

Publicado
2018-10-10
Como Citar
NEME, Sérgio Aziz Ferrareto. A influência do pensamento de Peter Häberle na figura do Amicus Curiae. Revista Jurídica da UniFil, [S.l.], v. 10, n. 10, out. 2018. ISSN 2674-7251. Disponível em: <http://periodicos.unifil.br/index.php/rev-juridica/article/view/705>. Acesso em: 25 abr. 2024.