Reflexões a respeito do direito à liberdade em relação à tributação

  • Antonio Carlos Lovato

Resumo

O presente artigo tem como objetivo discorrer a respeito do direito à liberdade, nas várias acepções existentes, e dos reflexos nas áreas política, social e jurídica, principalmente em relação à tributação. O objeto da pesquisa se concentra em delinear uma possível relação entre as garantias fundamentais das liberdades no Estado moderno e os efeitos tributários decorrentes da efetivação dessas garantias. Constata-se que com uma presença maior do Estado como ente responsável pela satisfação das mais diversas garantias à sociedade, haverá mais necessidade de recursos, o que gera como consequência direta a necessidade da imposição de aumento da carga tributária. O problema a ser enfrentado consiste exatamente em saber se é admissível aceitar o aumento da carga tributária como o preço da liberdade e se há forma de estabelecer um equilíbrio sustentável entre a efetivação das garantias e a oneração tributária.

##submission.authorBiography##

Antonio Carlos Lovato

Mestre em Direito Negocial pela Universidade Estadual de Londrina — UEL, professor da disciplina de Direito Tributário na Universidade Estadual de Londrina - UEL e no Centro Universitário Filadélfia de Londrina — UNIFIL e Advogado tributarista.

Publicado
2018-10-10
Como Citar
LOVATO, Antonio Carlos. Reflexões a respeito do direito à liberdade em relação à tributação. Revista Jurídica da UniFil, [S.l.], v. 10, n. 10, out. 2018. ISSN 2674-7251. Disponível em: <http://periodicos.unifil.br/index.php/rev-juridica/article/view/696>. Acesso em: 20 abr. 2024.