O desvirtuamento do bem jurídico-penal: uma análise crítica

  • Luciana Midori Hirata Centro Universitário Filadélfia (UniFil)
  • Douglas Bonaldi Maranhão

Resumo

À medida que a veiculação de informações se torna cada vez mais veloz e novos interesses começam a surgir, a sociedade clama por meios que lhe possam conferir proteção em fase de ações a ela prejudiciais. É sob essa ótica que o Direito Penal tem sido utilizado, para conferir resposta imediata e extremada em grande parte das circunstâncias, sem que necessariamente haja ferimento ou oferecimento de perigo de lesão a qualquer bem ou direito pertencente ao homem. Através do presente artigo, analisam-se alguns dispositivos de determinadas normas penais existentes no ordenamento jurídico, originadas sob o pretexto de tutelarem bens jurídicos que, se analisados de forma mais aprofundada, não necessariamente precisam da intervenção penal.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Bacharel em Direito pelo Centro Universitário Filadélfia - UNIFIL, diploma com a Láurea Acadêmica. Advogada.

Douglas Bonaldi Maranhão

Trabalho em co-autoria com Prof. Douglas Bonaldi Maranhão. Especialista em Filosofia Política e Jurídica pela UEL. Especialista em Direito pela UEL. Mestre em Direitos Difusos e Coletivos, área de concentração Direito Penal pela UEM. Professor de Direito Penal e Criminologia da UNIFIL e de Direito Penal da PUC/PR. Advogado.

Publicado
2018-10-05
Como Citar
Hirata, L., & Maranhão, D. (2018). O desvirtuamento do bem jurídico-penal: uma análise crítica. Revista JuríDica Da UniFil, 7(7), 129-144. Recuperado de http://periodicos.unifil.br/index.php/rev-juridica/article/view/651/604