Justiça em tempo oportuno: a reforma do Judiciário e o direito do cidadão à duração razoável do processo

  • Ana Paula Sefrin Saladini

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar a questão da reforma do Judiciário, no aspecto que reconhece o direito do cidadão de obter uma resposta judicial em tempo razoável de duração. O primeiro item destina-se a uma análise inicial dos contornos do princípio da efetividade ou eficiência, fazendo um confronto com os princípios do devido processo legal, do contraditório, da ampla defesa e do duplo grau de jurisdição. Na sequência, busca-se analisar os parâmetros possíveis para a definição de celeridade processual e elabora-se uma análise panorâmica do sistema judiciário brasileiro, visitando a questão da demora constatada, em confronto com as estatísticas judiciais, e concluindo pela necessidade de compartilhar a responsabilidade da demora entre os três poderes da República. A fim de apontar soluções, a parte final é destinada a identificar as causas mais comuns da morosidade e a fazer indicações de possíveis legislativas que vem contribuindo e que ainda podem contribuir para o desafogamento da máquina, bem como das soluções que a práxis tem encontrado para acelerar o resultado da solução judicial.

##submission.authorBiography##

Ana Paula Sefrin Saladini

Juíza Titular da Vara do Trabalho de Jacarezinho. Especialista em Direito Civil e Processo Civil. Especialista em Direito do Trabalho. Docente de Graduação e Pós-graduação.

Publicado
2018-10-04
Como Citar
SALADINI, Ana Paula Sefrin. Justiça em tempo oportuno: a reforma do Judiciário e o direito do cidadão à duração razoável do processo. Revista Jurídica da UniFil, [S.l.], v. 6, n. 6, p. 13-28, out. 2018. ISSN 2674-7251. Disponível em: <http://periodicos.unifil.br/index.php/rev-juridica/article/view/627>. Acesso em: 18 abr. 2024.