A contribuição em atraso dos segurados do regime geral da previdência social

  • Marcos de Queiroz Ramalho

Resumo

Neste estudo, desenvolvido na área de previdência social, procura-se analisar a forma de recolher as contribuições previdenciárias por parte do segurado, quando está em inadimplente, seja de forma voluntária ou não. Parte-se da importância do Sistema Previdenciário, analisando a natureza jurídica dessa espécie de contribuição, coloca o pensamento doutrinário brasileiro, desaguando posicionamento jurisprudencial atual. Enfim o texto observa a forma antiga que era benéfica ao inadimplente e rigorosa em exceção para o atual contribuinte.

##submission.authorBiography##

Marcos de Queiroz Ramalho

Mestre em Direito Previdenciário pela Pontíficia Universidade Católica - SP, professor de Direito Previdênciário da Universidade Estadual de Londrina, professor de pós-garduação na área de Direito Previdênciário na UEL, PUC, FAAT e Faculdades Curitiba, professor na área de Direito Previdênciário na Escola Superior da Advocacia do Paraná e FEMPAR - Escola Superior do Ministério Público em Londrina. 

Publicado
2018-10-03
Como Citar
Ramalho, M. (2018). A contribuição em atraso dos segurados do regime geral da previdência social. Revista JuríDica Da UniFil, 5(5), 77-85. Recuperado de http://periodicos.unifil.br/index.php/rev-juridica/article/view/616/567