Prescrição e decadência. Redução dos prazos prescricionais no Código Civil de 2002 (ART. 2028)

  • Luciana Mendes Pereira Roberto

Resumo

Trata dos institutos da Prescrição e da Decadência perante a nova disciplina trazida pelo Código Civil de 2002. Analisa as consequências do fator tempo nas relações jurídicas. Descreve as situações gerais de ocorrência da prescrição, a possibilidade de renúncia, de impedimento, de suspensão e de interrupção dos prazos prescricionais. Estuda a decadência, mostrando a facilitação de abordagens desses institutos atualmente, considerando a forma operacional disciplinada pelo Código Civil. Indica uma regra prática para diferenciar um prazo prescricional de um prazo decadencial. Analisa o direito intertemporal e a redução dos prazos prescricionais trazida pelo Código Civil de 2002, em comparação com o Código Civil de 1916.

##submission.authorBiography##

Luciana Mendes Pereira Roberto

Docente no Curso de Direito da Universidade Estadual de Londrina - UEL - e do Centro Universitário Filadélfia - UNIFIL. Mestre em Direito Negocial - Direito Civil. Especialista em Direito Empresarial pela Universidade Estadual de Londrina - UEL. Especialista em Bioética pela Universidade Estadual de Londrina - UEL. Advogado. Email: lumendes@uel.br

Publicado
2018-10-03
Como Citar
ROBERTO, Luciana Mendes Pereira. Prescrição e decadência. Redução dos prazos prescricionais no Código Civil de 2002 (ART. 2028). Revista Jurídica da UniFil, [S.l.], v. 5, n. 5, p. 67-76, out. 2018. ISSN 2674-7251. Disponível em: <http://periodicos.unifil.br/index.php/rev-juridica/article/view/615>. Acesso em: 18 abr. 2024.