Princípios da personalidade e da individualização da pena no direito penal moderno

  • Douglas Bonaldi Maranhão

Resumo

O presente trabalho busca analisar como são compreendidos os princípios constitucionais da personalidade e da individualização da pena, tanto do ponto de vista histórico, como agasalho dado pelas Constituições anteriores, quanto do dogmático. É a partir dessa compreensão que se busca o integral respeito a essas garantias constitucionais, que figuram como um dos pilares de uma tutela jurídico-penal, desenvolvida em um Estado Democrático de Direito. Após essas reflexões iniciais, buscar-se-á um melhor entendimento, quando os bens jurídicos tutelados pela norma forem àqueles concebidos como supra-individuais, analisando, por fim, a responsabilidade penal da pessoa jurídica diante de tais garantias.

##submission.authorBiography##

Douglas Bonaldi Maranhão

Especialista em Filosofia Política e Jurídica - UEL, Especialista em Direito e Processo Penal - UEL, Mestre em Direito Penal - UEM, Professor de UniFil de Direito Penal, Direito Processual Penal e Filosofia do Direito, Advogado Criminalista.

Publicado
2018-10-03
Como Citar
Maranhão, D. (2018). Princípios da personalidade e da individualização da pena no direito penal moderno. Revista JuríDica Da UniFil, 5(5), 55-66. Recuperado de http://periodicos.unifil.br/index.php/rev-juridica/article/view/614/565