O processo de Sócrates: um olhar filosófico e jurídico a respeito da pena de morte

  • Adyr Garcia Ferreira Netto
  • Elve Miguel Cenci
  • Henrique Pinho de Sousa Cruz

Resumo

O artigo discute o julgamento de Sócrates narrado por Platão em sua obra Apologia de Sócrates. Explora aspectos filosóficos e jurídicos do processo. Reconstrói e discute a estratégia de defesa e os argumentos utilizados por Sócrates. Explora as possíveis razões para uma condenação que parece certa mesmo diante da fragilidade da acusação e da força da defesa. Por fim, reflete sobre as consequências de uma sentença que não pode ser revertida.

Biografia do Autor

Adyr Garcia Ferreira Netto

Bacharel em Economia e Direito e licenciado em Filosofia. Mestre em Direito Negocial pela UEL, doutor em Letras pela UFSC e doutorando em Direito Negocial na UEL. Professor do curso de Direito da Unifil e Especialização em Filosofia Política e Jurídica da UEL.

Elve Miguel Cenci

Licenciado em Filosofia e bacharel em Direito. Advogado. Mestre em Filosofia pela PUC/RS e doutor em Filosofia pela UFRJ/RJ. Professor associado III e docente permanente do PPG em Direito Negocial da UEL.

Henrique Pinho de Sousa Cruz

Mestrando em direito negocial pela Universidade Estadual de Londrina Graduado em direito pela união norte de ensino (UniNorte).

Publicado
2024-09-16
Como Citar
Ferreira Netto, A., Cenci, E., & de Sousa Cruz, H. (2024). O processo de Sócrates: um olhar filosófico e jurídico a respeito da pena de morte. Revista JuríDica Da UniFil, 20(especial), 245-257. Recuperado de http://periodicos.unifil.br/index.php/rev-juridica/article/view/3140/2951