Direito e cinema: violação de direitos fundamentais das mulheres tendo como paradigma o estudo da dramaturgia envolvendo princesas da Disney

  • Arthur Lustosa Strozzi Universidade Estadual de Londrina
  • Isabella Carolina Andrade Braga Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Rita de Cássia Resquetti Tarifa Espolador Universidade Estadual de Londrina

Resumo

A presente pesquisa objetiva analisar os direitos fundamentais e suas violações sob a perspectiva da mulher a partir de uma análise entre direito e cinema. Tendo como paradigma personagens de longas-metragens do Walt Disney Studios, comunica-se a interdisciplinaridade entre o direito e o cinema. Centro do artigo, breve explanação dos direitos fundamentais foi realizada. Após, uma análise histórica quanto aos direitos fundamentais  das mulheres conquistados. Seguida pela apresentação das “Eras” do estúdio que acompanharam a evolução social feminina em diferentes décadas. Por fim, analisados os direitos fundamentais das mulheres e suas violações, ilustrados a partir de Princesas Disney. Fora utilizado o método  dedutivo e bibliográfico. Mediante este trabalho foi possível compreender que o cinema comunica mais que uma narrativa, relaciona-se com a sociedade e campo jurídico. Ademais, verificou-se com a pesquisa a importância dos direitos fundamentais, assim como assegurar sua efetividade, haja vista a ocorrência de violações sobretudo às mulheres.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Especialista em Direito Empresarial pela Pós-Graduação LL.M. do Instituto Superior de Administração e Economia/Fundação Getúlio Vargas (ISAE/FGV). Especialista em Filosofia Política e Jurídica pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Doutorando e Mestre em Direito Negocial pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Bolsista CAPES-PDPG-Consolidação no período do Doutoramento. Foi bolsista CAPES-DS no período do Mestrado. Membro do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM) - Seção Paraná. Conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/PR) - Seção do Paraná - Subseção de Londrina. Advogado e Professor.

##submission.authorWithAffiliation##

Graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

##submission.authorWithAffiliation##

Graduada em Direito pela Universidade Estadual de Londrina. Especialização em Direito Civil e Processual Civil pela Universidade Estadual de Londrina. Mestrado em Direito Negocial pela Universidade Estadual de Londrina. Doutora em Direito pela Universidade Federal do Paraná. Professora da Universidade Estadual de Londrina e integrante do Programa de Mestrado em Direito Negocial da mencionada instituição.

Publicado
2024-07-05
Como Citar
Strozzi, A., Braga, I., & Espolador, R. (2024). Direito e cinema: violação de direitos fundamentais das mulheres tendo como paradigma o estudo da dramaturgia envolvendo princesas da Disney. Revista JuríDica Da UniFil, 20(20), 221-243. Recuperado de http://periodicos.unifil.br/index.php/rev-juridica/article/view/3092/2885