Degradação ambiental, direitos humanos e população vulnerável

  • Flávio Bento
  • Marcia Hiromi Cavalcanti
  • Stefano Marcos Cavalcanti Torres

Resumo

O direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado é um direito de “todos”. A degradação ambiental gera efeitos nocivos a toda a sociedade, colocando em risco tanto o direito ao meio ambiente, como outros direitos humanos e sociais. Observa-se, entretanto, que existe uma evidente desigualdade no que se refere à população mais afetada pela degradação ambiental, que é a mais pobre e vulnerável, com prejuízos para os direitos humanos mínimos dessa parcela da população, como o direito à vida, à saúde, à alimentação, à água etc. O que se defende é a necessidade do aumento das pesquisas sobre o desenvolvimento econômico e a degradação ambiental direcionada para os efeitos na população mais vulnerável. Essa é uma necessidade, especialmente nos dias atuais em que existe uma real preocupação quanto aos rumos da política ambiental brasileira.

Biografia do Autor

Flávio Bento

Doutor em Educação pela UNESP. Professor na Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), campus de Paranavaí.

Marcia Hiromi Cavalcanti

Mestra em Direito Negocial pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Stefano Marcos Cavalcanti Torres

Bacharel em Administração e Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Publicado
2023-11-24
Como Citar
Bento, F., Cavalcanti, M., & Torres, S. (2023). Degradação ambiental, direitos humanos e população vulnerável. Revista JuríDica Da UniFil, 19(especial), 207-218. Recuperado de http://periodicos.unifil.br/index.php/rev-juridica/article/view/2956/2732