A liberdade como direito fundamental em uma sociedade aberta: o liberalismo social nas visões de Popper e de Merquior

Resumo

O Liberalismo Social é uma doutrina política moderna que defende uma economia de mercado regulamentada por um estado enxuto e a expansão dos direitos civis e políticos. Sob seu olhar, o bem comum se harmoniza com a liberdade do indivíduo, inclusive, tutelando-a como direito fundamental. Nesse sentido, a defesa da liberdade encontra bases no pensamento de Karl Popper e José Guilherme Merquior, a partir de suas interpretações do pensamento de Platão e Hegel. Partindo da premissa de que a liberdade é um direito inerente à condição humana e que as interações sociais não devem limitá-la injustificadamente, gerando um risco autocrático, o presente texto desenvolve, por meio de levantamento bibliográfico e pelo método dedutivo, as visões do liberalismo social formatas por um racionalismo crítico embasado totalmente na filosofia kantiana e que tem como a principal contribuição a luta contemporânea contra o irracionalismo e pela mantença da concepção de Sociedade Aberta.

##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##

Doutorando em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC PR) e doutorando em Ensino de Ciência e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), sendo bolsista pelo CAPES. Mestre em Educação pela Universidade de Lisboa (ULISBOA - Portugal) e Mestre em Ensino de Ciências Sociais e da Natureza pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Professor Universitário no Centro Universitário de Maringá (CESUMAR). 

Publicado
2023-11-23
Como Citar
Greco, P., & Greco, R. (2023). A liberdade como direito fundamental em uma sociedade aberta: o liberalismo social nas visões de Popper e de Merquior. Revista JuríDica Da UniFil, 19(especial), 142-162. Recuperado de http://periodicos.unifil.br/index.php/rev-juridica/article/view/2950/2718