Uma crítica à discricionariedade administrativa na formulação de políticas públicas: a falácia do princípio da supremacia do interesse público

  • Thiago Cesar Giazzi Unifil
  • Patrícia Martins Garcia Ministério Público do Paraná

Abstract

O presente artigo trata da análise de ambientação na aplicação dos direitos constitucionais sobre a interpretação que já deveria estar ultrapassada sobre o princípio da supremacia do interesse público, donde o administrador recorre para validar, como argumento de autoridade, mas vazio em seu conteúdo jurídico, a discricionariedade que permite tomadas de decisões sobre as políticas públicas de modo a preterir necessidades e interesses constitucionalmente apontados em prioridade e fundamentalidade. Construído sob o método hipotético-dedutivo, utiliza de revisão bibliográfica para apresentar em seus capítulos os principais conteúdos sobre a análise crítica sobre o desvirtuamento do princípio da supremacia do interesse público na escolha das temáticas das políticas públicas.

Author Biographies

Thiago Cesar Giazzi, Unifil

Mestre em Ciência Jurídica pela Universidade Estadual do Norte do Paraná. Especialista em Direito Civil e Direito Processual Civil. Advogado. Docente da Unifil - Centro Universitário Filadélfia.

Patrícia Martins Garcia, Ministério Público do Paraná

Mestre em Ciências Jurídicas pela Unicesumar. Especialista em Direito de Família e Sucessões; Direito Administrativo e Gestão Pública; Direito Civil e Processual Civil e Direito do Trabalho e Processo do Trabalho. Assistente de Promotoria no Ministério Público do Estado do Paraná.

Published
2023-09-20
How to Cite
Giazzi, T., & Garcia, P. (2023). Uma crítica à discricionariedade administrativa na formulação de políticas públicas: a falácia do princípio da supremacia do interesse público. Revista JuríDica Da UniFil, 19(especial), 358-374. Retrieved from http://periodicos.unifil.br/index.php/rev-juridica/article/view/2893/2686