Uma crítica à discricionariedade administrativa na formulação de políticas públicas: a falácia do princípio da supremacia do interesse público

  • Thiago Cesar Giazzi Unifil
  • Patrícia Martins Garcia Ministério Público do Paraná

Resumo

O presente artigo trata da análise de ambientação na aplicação dos direitos constitucionais sobre a interpretação que já deveria estar ultrapassada sobre o princípio da supremacia do interesse público, donde o administrador recorre para validar, como argumento de autoridade, mas vazio em seu conteúdo jurídico, a discricionariedade que permite tomadas de decisões sobre as políticas públicas de modo a preterir necessidades e interesses constitucionalmente apontados em prioridade e fundamentalidade. Construído sob o método hipotético-dedutivo, utiliza de revisão bibliográfica para apresentar em seus capítulos os principais conteúdos sobre a análise crítica sobre o desvirtuamento do princípio da supremacia do interesse público na escolha das temáticas das políticas públicas.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Mestre em Ciência Jurídica pela Universidade Estadual do Norte do Paraná. Especialista em Direito Civil e Direito Processual Civil. Advogado. Docente da Unifil - Centro Universitário Filadélfia.

##submission.authorWithAffiliation##

Mestre em Ciências Jurídicas pela Unicesumar. Especialista em Direito de Família e Sucessões; Direito Administrativo e Gestão Pública; Direito Civil e Processual Civil e Direito do Trabalho e Processo do Trabalho. Assistente de Promotoria no Ministério Público do Estado do Paraná.

Publicado
2023-09-20
Como Citar
Giazzi, T., & Garcia, P. (2023). Uma crítica à discricionariedade administrativa na formulação de políticas públicas: a falácia do princípio da supremacia do interesse público. Revista JuríDica Da UniFil, 19(especial), 358-374. Recuperado de http://periodicos.unifil.br/index.php/rev-juridica/article/view/2893/2686