A tríplice função da boa-fé objetiva

  • Iani Fávaro Casagrande Universidade Estadual de Londrina
  • Roberto Wagner Marquesi Universidade Estadual de Londrina
  • Yagho Willian Prenzler de Souza Universidade Estadual de Londrina

Abstract

As funções da boa-fé objetiva são o tema do presente artigo, cujo objetivo é apresentar, desde um breve histórico acerca de sua evolução cronológica, também demonstrar a natureza jurídica, evidenciar e contextualizar suas características multifacetárias. Também é proposto por este artigo pormenorizar as principais funções do princípio, além de apontar a aplicabilidade da boa-fé objetiva como cláusula geral do Código Civil de 2002. Além disso, pretende-se oferecer sua relação com princípios e institutos do direito que regulamentam a efetividade de sua aplicação no âmbito do Superior Tribunal de Justiça e no ordenamento jurídico pátrio. Vale ressaltar que o princípio aqui referido tem aplicação ampla não apenas no Código Civil, senão também ma relação de consumo e em demais dispositivos do direito privado.

Author Biographies

Iani Fávaro Casagrande, Universidade Estadual de Londrina

Mestranda em Direito Negocial pela Universidade Estadual de Londrina. Bacharel em direito pela Faculdade Maringá. Bacharel em Pedagogia pelo Centro Universitário Dinâmica das Cataratas. Advogada.

Roberto Wagner Marquesi, Universidade Estadual de Londrina

Doutor e Mestre em Direito Civil pela Faculdade do Largo São Francisco. Professor dos Programas de Doutorado e Mestrado em Direito Negocial da Universidade Estadual de Londrina. Professor dos Cursos de Graduação em Direito da Universidade Estadual de Londrina e Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Advogado.

Yagho Willian Prenzler de Souza, Universidade Estadual de Londrina

Mestre em Direito Negocial pela Universidade Estadual de Londrina. Docente da Pós-graduação em Direito Civil e Processo Civil da Universidade Estadual de Londrina. Professor de Direito Empresarial. Advogado.

Published
2023-09-19
How to Cite
Casagrande, I., Marquesi, R., & Souza, Y. (2023). A tríplice função da boa-fé objetiva. Revista JuríDica Da UniFil, 19(especial), 162-180. Retrieved from http://periodicos.unifil.br/index.php/rev-juridica/article/view/2874/2677