Os subsídios agrícolas e a global governance para o desenvolvimento na Organização Mundial do Comércio

Resumo

A acentuação do fenômeno da globalização provocou a expansão dos negócios jurídicos para áreas internacionais e implicou num grande desafio à governança dos Estados. A adesão às instâncias multilaterais de resolução de conflitos tornou-se necessária, para melhor tutela das relações jurídicas ocorridas em nível transnacional e para fins de consecução de objetivos de desenvolvimento. Neste diapasão, por intermédio do método hipotético-dedutivo, o estudo analisará a questão dos subsídios agrícolas na Organização Mundial do Comércio (OMC) e a influência da concessão destas subvenções aos objetivos de desenvolvimento dos Estados Membros no âmbito desta organização mundial multilateral. Nos resultados, sobressai a conclusão de que a falta de avanço nas negociações sobre a eliminação dos subsídios ao setor agrícola, bem como a interpretação distorcida dos Acordos da OMC, obstaculiza os objetivos de Global Governance para o desenvolvimento na própria organização, em especial prejuízo dos interesses dos Estados economicamente menos favorecidos.


 

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Doutoranda em Direito Negocial pela Universidade Estadual de Londrina – UEL/PR; Mestre em Direito Negocial pela Universidade Estadual de Londrina – UEL/PR. Bacharel em Direito pela Universidade Paranaense – UNIPAR/PR. Bolsista CAPES.

 
##submission.authorWithAffiliation##

Doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ/RJ. Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS/RS. Graduado em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo - UPF/RS. Graduado em Direito pela Faculdade Metropolitana Londrinense - FML/PR. Professor titular do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu de Doutorado e Mestrado em Direito Negocial da Universidade Estadual de Londrina – UEL/PR.

       
Publicado
2023-09-06
Como Citar
Bergamaschi, J., & Cenci, E. (2023). Os subsídios agrícolas e a global governance para o desenvolvimento na Organização Mundial do Comércio. Revista JuríDica Da UniFil, 19(especial), 143-161. Recuperado de http://periodicos.unifil.br/index.php/rev-juridica/article/view/2871/2662