Crítica da forma jurídica em Evguiéni Pachukanis

  • Myllena Moreira dos Santos Universidade Estadual de Londrina
  • João Luiz Martins Esteves

Resumo

Pachukanis realizou uma tarefa pioneira ao elaborar uma crítica do direito em sua mais famosa obra “A Teoria Geral do Direito e o Marxismo”, aplicando o método marxista ao plano jurídico. Ele mostra como a forma jurídica é usada para garantir a propriedade privada e como isso se relaciona com a exploração de uma classe pela outra. A análise de Pachukanis sobre a relação entre direito e modo de produção capitalista é ainda hoje considerada uma referência fundamental para a compreensão crítica do direito. Sua concepção de que a forma jurídica está intrinsecamente ligada à forma mercantil e à relação de exploração capitalista é uma contribuição importante para a compreensão do papel do direito na manutenção da dominação de classe.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Especialista em Filosofia Política e Jurídica pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Especialista em Direito do Estado com Concentração em Direito Constitucional pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Graduada em Direito pela Universidade de Cuiabá (UNIC).

João Luiz Martins Esteves

Doutor pelo Programa de Doutorado da Pós-Graduação em Ciências Jurídicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Direito do Estado e Cidadania pela Universidade Gama Filho (UGF). Especialista em Filosofia Política e Jurídica pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Especialista em Filosofia: História do Pensamento Brasileiro pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Graduado em Direito pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Publicado
2023-07-14
Como Citar
Santos, M., & Esteves, J. (2023). Crítica da forma jurídica em Evguiéni Pachukanis. Revista JuríDica Da UniFil, 19(19), 195-212. Recuperado de http://periodicos.unifil.br/index.php/rev-juridica/article/view/2855/2624