Preservando intenções e valores: a abordagem axiológico-finalística na conversão dos defeitos do negócio jurídico

Resumo

Ancorado na interpretação axiológico-finalística dos contratos, foca-se nos defeitos do negócio jurídico e sua possível conversão. Essas distorções são categorizadas em uma dicotomia, vícios de consentimento e sociais, a partir daí sua influência na Teoria Geral do Negócio Jurídico é analisada. Embora a nulidade ou anulabilidade sejam as soluções usuais para esses defeitos, o princípio da conservação dos atos jurídicos permite a conversão do negócio, preservando a intenção original das partes. Isso é realizado por intermédio de uma interpretação que considera os valores e fins buscados pelos envolvidos na relação negocial. A abordagem axiológico-finalística proporciona uma visão ampla e flexível dos contratos, permitindo que sejam adaptados e salvos quando possível, em vez de serem anulados, contribuindo para a segurança jurídica e a realização dos interesses dos indivíduos envolvidos na negociação.

##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##

Professor universitário, servidor do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, mediador judicial. Doutorando e Mestre em Direito Negocial pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Extensão em "Justice", curso de estudo oferecido pela HarvardX, iniciativa on-line da Harvard University. Bacharel em Direito pela UEL, pós-graduado em Direito Aplicado pela Escola da Magistratura do Paraná e especialista em Direito Civil e Empresarial pela Faculdade Damásio. Autor de obras jurídicas e colaborador em projetos de pesquisa da UEL.

Publicado
2023-07-14
Como Citar
Corrêa, D. (2023). Preservando intenções e valores: a abordagem axiológico-finalística na conversão dos defeitos do negócio jurídico. Revista JuríDica Da UniFil, 19(19), 134-149. Recuperado de http://periodicos.unifil.br/index.php/rev-juridica/article/view/2849/2619