Preservando intenções e valores: a abordagem axiológico-finalística na conversão dos defeitos do negócio jurídico

Abstract

Ancorado na interpretação axiológico-finalística dos contratos, foca-se nos defeitos do negócio jurídico e sua possível conversão. Essas distorções são categorizadas em uma dicotomia, vícios de consentimento e sociais, a partir daí sua influência na Teoria Geral do Negócio Jurídico é analisada. Embora a nulidade ou anulabilidade sejam as soluções usuais para esses defeitos, o princípio da conservação dos atos jurídicos permite a conversão do negócio, preservando a intenção original das partes. Isso é realizado por intermédio de uma interpretação que considera os valores e fins buscados pelos envolvidos na relação negocial. A abordagem axiológico-finalística proporciona uma visão ampla e flexível dos contratos, permitindo que sejam adaptados e salvos quando possível, em vez de serem anulados, contribuindo para a segurança jurídica e a realização dos interesses dos indivíduos envolvidos na negociação.

Author Biography

Daniel Marinho Corrêa, Universidade Estadual de Londrina

Professor universitário, servidor do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, mediador judicial. Doutorando e Mestre em Direito Negocial pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Extensão em "Justice", curso de estudo oferecido pela HarvardX, iniciativa on-line da Harvard University. Bacharel em Direito pela UEL, pós-graduado em Direito Aplicado pela Escola da Magistratura do Paraná e especialista em Direito Civil e Empresarial pela Faculdade Damásio. Autor de obras jurídicas e colaborador em projetos de pesquisa da UEL.

Published
2023-07-14
How to Cite
Corrêa, D. (2023). Preservando intenções e valores: a abordagem axiológico-finalística na conversão dos defeitos do negócio jurídico. Revista JuríDica Da UniFil, 19(19), 134-149. Retrieved from http://periodicos.unifil.br/index.php/rev-juridica/article/view/2849/2619