A investigação preliminar brasileira: o inquérito policial e a atuação do juiz das garantias

  • Vitória Gabrielly Vieira Spin Spin
  • Mariani Bortolotti Fiumari

Resumo

A imprescindibilidade do inquérito policial para o processo penal é inegável em certas situações. Partindo desta perspectiva, o artigo teve como objetivo o estudo sobre a fase pré-processual, destacando sua importância para a futura ação penal. Entende-se que tal instituto possui função preparatória, de colheita e acautelamento de provas para que o titular da ação penal ingresse em juízo, funcionando assim, como uma verdadeira barreira contra acusações infundadas e temerárias. Ao mesmo tempo, faz uma análise crítica sobre a atuação de um único magistrado em toda persecução penal, uma vez que a consecução desse mister acarreta o comprometimento da imparcialidade objetiva do juiz para o julgamento de mérito. Dessa forma, o trabalho buscou esclarecer e defender a solução adotada pela proposta legislativa de alteração do Código de Processo Penal brasileiro ao introduzir a figura do “Juiz das Garantias”.

Biografia do Autor

Vitória Gabrielly Vieira Spin Spin

Graduada em Direito pelo Centro Universitário Filadélfia (UniFil Londrina). Advogada. E-mail: vitoriaspin@hotmail.com

Mariani Bortolotti Fiumari

Professora de Processo Penal e Direitos Humanos no Centro Universitário Filadélfia (UniFil Londrina). Mestra em Ciências Jurídico-Criminais pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (FDUC). Graduada em Direito pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Advogada. E-mail: marianibfiumari@gmail.com

Publicado
2022-09-06
Como Citar
SPIN, Vitória Gabrielly Vieira Spin; FIUMARI, Mariani Bortolotti. A investigação preliminar brasileira: o inquérito policial e a atuação do juiz das garantias. Revista Jurídica da UniFil, [S.l.], v. 18, n. 18, p. 64-85, set. 2022. ISSN 2674-7251. Disponível em: <http://periodicos.unifil.br/index.php/rev-juridica/article/view/2610>. Acesso em: 20 abr. 2024.