A análise da invisibilidade da violência doméstica e familiar e seus efeitos

  • Mariana de França Arjona
  • Maria Gabriela Montresol Sanches
  • João Ricardo Anastácio da Silva

Resumo

O presente artigo objetivou analisar as consequências e dilemas enfrentados por mulheres vítimas de violência, especialmente, no contexto doméstico e familiar. Buscando entender a condição da mulher em relação a desigualdade de gênero e refletir sobre a importância do reconhecimento de formas de violência e suas consequências sobre os agravos à saúde das vítimas na saúde física e psíquica bem como, o avanço temporal até a atualidade, sob a égide da Lei n° 11.340/06, conhecida como Lei Maria da Penha. Foram discutidos diferentes conceitos de formas de violência contra a mulher e a tolerância cultural da violência de gênero, refletindo na submissão da mulher e contribuindo para a permanência de mulheres nas relações com qual possuem algum vínculo afetivo. Para tanto, foi utilizado como método para coleta de dados a pesquisa bibliográfica e documental, do estudo da Lei 11.340/06, como parâmetro principal, com o intuito de relacionar elementos necessários para a interpretação sobre a violência doméstica e familiar e seus impactos na sociedade e na vida intrapessoal dessas vítimas.

Biografia do Autor

Mariana de França Arjona

Bacharela em Direito (UniFil), Pós-graduanda em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho (Unimais)

Maria Gabriela Montresol Sanches

Graduada em Psicologia (UEL), Mestre em Psicologia (UEL), Pós-graduanda em Saúde Mental, Psicopatologia e Atenção Psicossocial (Unopar)

João Ricardo Anastácio da Silva

Advogado. Professor do Curso de Direito do Centro Universitário Filadélfia (UniFil)

Publicado
2022-09-06
Como Citar
Arjona, M., Sanches, M., & Silva, J. (2022). A análise da invisibilidade da violência doméstica e familiar e seus efeitos. Revista JuríDica Da UniFil, 18(18), 45-63. Recuperado de http://periodicos.unifil.br/index.php/rev-juridica/article/view/2609/2381