Obsolescência programada: mecanismos judiciais coletivos de proteção ao consumidor

  • Anderson de Azevedo
  • Karina Leme Oliveira

Resumo

A obsolescência programada é prática recorrente no mercado de consumo mundial, tratando-se de redução intencional da vida útil dos produtos, utilizada pelos fornecedores com o objetivo de compelir os consumidores a adquirirem novas mercadorias com mais frequência. É necessário, portanto, encontrar formas de combater essa prática, uma vez que atinge princípios básicos do direito do consumidor. Dessa forma, a pesquisa demonstra como a obsolescência programada pode ser enquadrada como prática abusiva e vício oculto do produto, cabendo, assim, a utilização de todos os instrumentos presentes do ordenamento jurídico para proteção do consumidor quando se depara com as referidas situações. Posto isso, observa-se que é possível a utilização de mecanismos judiciais, como as ações coletivas, para inibir a prática da obsolescência programada, a exemplo do que já ocorre em ordenamentos jurídicos externos.

Biografia do Autor

Anderson de Azevedo

Bacharel em Direito (UEL), Advogado, Especialista em Filosofia Política e Jurídica (UEL), Mestre em Direito Negocial (UEL) e Doutorando em Direito Processual Civil (USP)

Karina Leme Oliveira

Bacharela em Direito (UniFil), Advogada, Especialista em Direito Civil e Processual Civil (UniFil), Pós-graduanda em Direito do Trabalho, Processo do Trabalho e Benefícios Previdenciários (UniFil).

Publicado
2021-09-13
Como Citar
AZEVEDO, Anderson de; OLIVEIRA, Karina Leme. Obsolescência programada: mecanismos judiciais coletivos de proteção ao consumidor. Revista Jurídica da UniFil, [S.l.], v. 17, n. 17, p. 193-207, set. 2021. ISSN 2674-7251. Disponível em: <http://periodicos.unifil.br/index.php/rev-juridica/article/view/2431>. Acesso em: 19 abr. 2024.