Racismo institucional legislativo e o direito penal do inimigo como promotores de seletividade racial no direito penal

  • João Lucas Figueiredo de Lima
  • Vinicius Bonalumi Canesin

Resumo

O presente trabalho analisa, de forma crítica, o racismo Institucional existente no Poder Legislativo e o modo como a teoria do Direito Penal do Inimigo interage com essa instância oficial de poder, cuja consequência, como será discutido, é a produção de um direito penal seletivo, político e direcionado ao inimigo negro, que contribui para manutenção do poder hegemônico, bem como o aumento da segregação de grupos sociais específicos marginalizados na sociedade brasileira. Utilizando-se de estudo de artigos científicos pertinentes, levantamento bibliográfico e estabelecidas as relações entre os referenciais, foi feito uma abordagem exploratória do assunto, visando maior elucidação sobre o tema. Para tanto, fez-se necessário o esclarecimento de conceitos prévios e fundamentais para a compreensão do que é o racismo e a forma que ele ocorre atualmente no Brasil, especificamente em face das instituições legislativas e de sua composição. Após, o trabalho passa a explicar a teoria do direito penal do inimigo, bem como os seus reflexos na prática. Por fim, o estudo critica o sistema resultante da interação entre o racismo institucional e o direito penal do inimigo concretamente, assim como as consequências fáticas e legais que isso traz.

Biografia do Autor

João Lucas Figueiredo de Lima

Acadêmico de Direito do Centro Universitário Filadélfia – UNIFIL. E-mail: joao_lucaslima@hotmail.com

Vinicius Bonalumi Canesin

Advogado. Professor da Graduação e da Pós-graduação em Direito do Centro Universitário Filadélfia – UNIFIL. Mestrando em Direito Penal Econômico na Fundação Getúlio Vargas – FGV/SP. E-mail: vinicius.canesin@gmail.com

Publicado
2021-09-09
Como Citar
LIMA, João Lucas Figueiredo de; CANESIN, Vinicius Bonalumi. Racismo institucional legislativo e o direito penal do inimigo como promotores de seletividade racial no direito penal. Revista Jurídica da UniFil, [S.l.], v. 17, n. 17, p. 13-33, set. 2021. ISSN 2674-7251. Disponível em: <http://periodicos.unifil.br/index.php/rev-juridica/article/view/2421>. Acesso em: 19 abr. 2024.