A falta de conhecimento da população em relação aos seus direitos e a inclusão do direito constitucional nas escolas

  • João Ricardo Anastácio da Silva
  • Camila Capelo Choucino
  • Sarah Cachioni Duarte Machado

Resumo

O presente artigo objetiva analisar a falta de conhecimento existente na sociedade brasileira em relação ao seu próprio ordenamento jurídico, trazendo como solução dessa problemática a inserção do Direito Constitucional na grade curricular, desenvolvendo, desse modo, o senso crítico do cidadão e lhe instruindo sobre seus direitos e garantias fundamentais previstos no Art. 5º da Constituição Federal. A pesquisa, também, visa observar a influência da internet na instrução jurídica da população, levando em conta os pontos positivos e negativos trazidos por esse veículo de comunicação. Por fim, traz modelos de projetos implantados em escolas por todo o país, por advogados e órgãos municipais, visando conscientizar crianças e jovens sobre seus direitos e deveres.

Biografia do Autor

João Ricardo Anastácio da Silva

Advogado, Professor de Direito e Processo Constitucional, Direitos Humanos no Centro Universitário Filadélfia (UNIFIL). Telefone: (43)9927-8464

Camila Capelo Choucino

Bacharelando em Direito pelo Centro Universitário Filadélfia (UNIFIL). Telefone: (43) 98455-8511.

Publicado
2019-10-17
Como Citar
SILVA, João Ricardo Anastácio da; CHOUCINO, Camila Capelo; MACHADO, Sarah Cachioni Duarte. A falta de conhecimento da população em relação aos seus direitos e a inclusão do direito constitucional nas escolas. Revista Jurídica da UniFil, [S.l.], v. 16, n. 16, p. 148-157, out. 2019. ISSN 2674-7251. Disponível em: <http://periodicos.unifil.br/index.php/rev-juridica/article/view/1150>. Acesso em: 17 abr. 2024.