Análise do discurso jurídico: uma perspectiva interdisciplinar e pragmática da linguagem no processo civil

  • Anderson de Azevedo
  • Cíntia Patrícia Romanholi

Resumo

A Análise do Discurso estuda os processos constitutivos do discurso. Relaciona-se com outras áreas do conhecimento, como a Ciência do Direito. Estudando a linguagem das composições processuais, especialmente da sentença e das decisões interlocutórias no curso da prestação jurisdicional, é possível identificar as ideologias presentes na produção do discurso do magistrado, o que pode instrumentalizar os demais sujeitos processuais a valer-se de estratégias adequadas ao seu convencimento e, por outro lado, exercer um controle de legitimidade e legalidade do ato judicial. A Análise do Discurso e a Hermenêutica Jurídica, em conjunto e segundo uma concepção axiológica do Código de Processo Civil de 2015, viabilizam, instrumentalizam e revelam a importância desse estudo sob uma perspectiva interdisciplinar e pragmática.

Biografia do Autor

Anderson de Azevedo

Bacharel em Direito (UEL), Especialista em Filosofia Política e Jurídica (UEL), Mestre em Direito Negocial (UEL) e Doutorando em Direito Processual Civil (UEL).

Cíntia Patrícia Romanholi

Bacharel em Letras (UEL), Especialista e Mestre em Estudos da Linguagem (UEL), Aluna Especial do Doutorado no Programa de Pós Graduação em Estudos da Linguagem (UEL)

Publicado
2019-10-17
Como Citar
AZEVEDO, Anderson de; ROMANHOLI, Cíntia Patrícia. Análise do discurso jurídico: uma perspectiva interdisciplinar e pragmática da linguagem no processo civil. Revista Jurídica da UniFil, [S.l.], v. 16, n. 16, p. 124-134, out. 2019. ISSN 2674-7251. Disponível em: <http://periodicos.unifil.br/index.php/rev-juridica/article/view/1147>. Acesso em: 06 ago. 2020.

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

##plugins.generic.recommendByAuthor.noMetric##