Defesa da propriedade intelectual nas novas mídias digitais – jogos digitais
Resumo
Toda obra do espírito humano é consagrado por nossa legislação à defesa dos direitos autorais e intelectuais de seu criador, defesa econômica e moral das obras. A tecnologia da informação proporcionada pela internet revolucionou o acesso a todo o tipo de acervo, desde literatura, cultura popular, música, filmes, até mesmo trabalhos acadêmicos, enfim o século XXI apresentou-se com alterações em muitos conceitos já consagrados com o retorno financeiro para os criadores de obras intelectuais. A luta dos autores contra os usurpadores de suas inspirações, agora toma uma nova dimensão, uma dimensão em que não se pode mensurar o tempo e a distância neste novo mundo digital. Antes as disputas concentravam-se em apreensão de itens, fruto de contrafação física, fáceis de serem detectados, porém, com o advento do download através da rede é, cada vez mais difícil a compositores, cantores, escritores, diretores e produtores, conseguirem barrar a disseminação irregular de suas criações. No mesmo patamar podemos elencar as obras audiovisuais de interação, os videogames, tecnologia relativamente nova, que nascera praticamente junto à internet, porém com a migração da venda de seus softwares da mídia física para a mídia digital (compra online via download), plagiadores aproveitam-se da fragilidade tecnológica e aplicam seu golpe, lucrando com o esforço de engenheiros, técnicos, artistas gráficos e todo um mercado que gera bilhões de dólares ao redor do mundo.