Dano biológico e quantificação standard

  • Renato Lovato Neto

Resumo

A evolução do dano biológico em Itália se desdobrou por toda uma área do direito da responsabilidade civil e, apesar sua origem advir de uma problemática específica do direito civil genovês, se firmou como uma das mais profundas escolas para o tema aqui presente. Este dano biológico foi firmado como a lesão à integridade psicofísica do indíviduo e que não se traduz em diminuição das capacidades laborais, sentido que se busca dimensionar por meio de tabelas de quantificação com base nos mesmos critérios para todos. As medidas de quantificação adotadas têm por base a idade e o grau de incapacitação causado pela lesão, com uma medida por pontos com determinado valor monetário.

##submission.authorBiography##

Renato Lovato Neto

Doutorando em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade do Porto, Mestre em Direito Privado pela Universidade Católica Portuguesa do Porto, Investigador Colaborador do Centro de Investigação Jurídico-Económica (CIJE) da Faculdade de Direito da Universidade do Porto, Bolseiro de Doutorado Pleno no Exterior da CAPES/Brasil. 

Publicado
2019-06-25
Como Citar
Neto, R. (2019). Dano biológico e quantificação standard. Revista JuríDica Da UniFil, 15(15), 195-212. Recuperado de http://periodicos.unifil.br/index.php/rev-juridica/article/view/1090/1012