A inclusão alimentar de alérgicos no ambiente escolar

  • Cláudia Regina Voroniuk
  • Fabrizia Angelica Bonatto Lonchiati
  • Thais Xavier Ferreira da Costa

Resumo

A segregação do “diferente” sob a ótica da padronização dos iguais está superada. O artigo trata da inclusão com foco nas diferenças alimentares, sem deixar de mencionar que as diferenças culturais, sociais, étnicas, religiosas, de gêneros, são responsáveis pelo enriquecimento social de uma nação. Aborda a nova Lei de Inclusão Social que rompeu o paradigma de ver a deficiência somente do ponto de vista médico, para incluí-la na vertente da análise biopsicossocial. O deficiente como indivíduo está apto a participar da sociedade, desde que o Estado rompa as barreiras que o impede de ter uma vida plena. Já que a limitação da inclusão social não está no deficiente, mas sim na falta de acessibilidade ao uso de produtos, serviços e informações. A concretização da inclusão social só irá ocorrer se o Estado desenvolver políticas públicas efetivas e duradouras voltadas para o pertencimento social das minorias.

Biografia do Autor

Cláudia Regina Voroniuk

Graduada em Direito pelo Centro Universitário Curitiba. Pós-graduada em Direito Empresarial pela Universidade Federal de Londrina - UEL. Mestranda no Curso de Ciências Jurídicas no Centro Universitário Cesumar - Unicesumar. Discente da Especialização no Curso de Docência no Ensino Superior no Centro Universitário Cesumar - Unicesumar - Maringá/PR. Advogada. Email: claurevo@outlook.com

Fabrizia Angelica Bonatto Lonchiati

Mestre em Ciências Jurídicas pelo Centro Universitário de Maringá. Advogada; Professora formadora convidada do EAD no Centro Universitário de Maringá; Pós-graduanda em docência do Ensino Superior pelo Centro Universitário de Maringá. Pós-graduada em Direito Processual Civil pelo Centro Universitário
Internacional; Pós-graduada em Direito Aplicado pela Escola de Magistratura do Paraná; Multiplicadora do portal de convênios - SICONV pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão; Graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Thais Xavier Ferreira da Costa

É servidora pública estadual, Auditora Estadual de Controle Externo e Chefe de Gabinete no Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul. Foi coordenadora do Trabalho de Conclusão do Curso da Faculdade Estácio de Sá, professora do curso de Direito da Faculdade Estácio de Sá. Especialista na área do Direito Público. Especialista em Direito do Estado e Relações Sociais pela Universidade Católica Dom Bosco e Mestre em Direitos da Personalidade pelo Centro Universitário de Maringá.

Publicado
2019-06-25
Como Citar
VORONIUK, Cláudia Regina; LONCHIATI, Fabrizia Angelica Bonatto; COSTA, Thais Xavier Ferreira da. A inclusão alimentar de alérgicos no ambiente escolar. Revista Jurídica da UniFil, [S.l.], v. 15, n. 15, p. 59-94, jun. 2019. ISSN 2674-7251. Disponível em: <http://periodicos.unifil.br/index.php/rev-juridica/article/view/1081>. Acesso em: 20 abr. 2024.