A saúde do trabalhador e a questão do amianto no brasil

  • Aline Cristina Salles Lopes
  • Ana Paula Sefrin Saladini

Resumo

O presente artigo analisou aspectos de segurança e saúde do trabalhador com relação aos possíveis problemas de saúde causados em razão do contato com o mineral amianto, uma vez que os que trabalham com esse elemento estão sujeitos a desenvolver doenças como a asbestos, câncer do pulmão e câncer da pleura, dentre outras. Perpassou a questão das medidas preventivas de segurança para o trabalho com esse elemento, delimitando conceitualmente o que vem a ser o amianto e quais as possíveis consequências na saúde do trabalhador. Ao final, fez uma análise do enfrentamento do Supremo Tribunal Federal em relação às alegações de inconstitucionalidade das leis estaduais que aos poucos têm limitado a utilização desse perigoso elemento nas indústrias.

Biografia do Autor

Aline Cristina Salles Lopes

Graduada em Direito (UNIFIL)

Ana Paula Sefrin Saladini

Mestranda em Ciências Jurídicas (UENP - Jacarezinho PR), Especialista em Direito Civil e Processo Civil (UEL). Professora (UNIFIL), Juíza do Trabalho (Jacarezinho PR)

Publicado
2018-10-08
Como Citar
Lopes, A., & Saladini, A. (2018). A saúde do trabalhador e a questão do amianto no brasil. Revista JuríDica Da UniFil, 8(8), 13-28. Recuperado de http://periodicos.unifil.br/index.php/rev-juridica/article/view/658/611