O debate bioético no direito

  • Tereza Rodrigues Vieira Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP

Resumo

O presente estudo é baseado em nossa experiência como professora e pesquisadora na área de bioética nos cursos de Direito e de Enfermagem. Nosso objetivo é demonstrar a importância do estudo da bioética no curso de direito. Este debate bioético tem por escopo discutir problemas relacionados às pesquisas e às práticas pluridisciplinares, com o intuito de refletir, elucidar e apresentar soluções éticas provocadas pelo avanço das tecnociências biomédicas. Tais questões hão que ser consideradas sob vários ângulos, na tentativa de harmonizar os melhores caminhos. A bioética é quem examinará as possibilidades, as respostas morais para os questionamentos, cabendo ao direito a sua tradução (ou não) em normas jurídicas, por serem estas gerais e de obrigatório cumprimento. A contribuição do direito deve ser no sentido de trabalhar pela evolução, recorrendo ao diálogo para a elaboração das normas que nortearão a conduta da sociedade de forma harmónica e democrática.

##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##

Doutora em Direito das Relações Sociais pela PUC-SP/Université Paris.

Especialista em Bioético pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Professora/pesquisadora das Universidades Unipar, Unicastelo, UniABC; Membro da Sociedade Brasileira de Bioética e da Sociedade Brasileira de Sexualidade Humana.

Autora das obras: "Bioética e Direito", "Mudanças de Sexo" e "Bioética e Sexualidade" (Org.)

Email: terezavieira@uol.com.br

Publicado
2018-09-27
Como Citar
VIEIRA, Tereza Rodrigues. O debate bioético no direito. Revista Jurídica da UniFil, [S.l.], v. 1, n. 1, p. 36-43, set. 2018. ISSN 2674-7251. Disponível em: <http://periodicos.unifil.br/index.php/rev-juridica/article/view/537>. Acesso em: 18 abr. 2024.