Siderar e Considerar: os conceitos de Marielle Macé e sua contribuição para efetivação dos direitos da personalidade por meio dos métodos alternativos de solução de conflitos

  • Thiago Leandro Moreno
  • Andréa Carla de Moraes Pereira Lago

Resumo

O artigo almeja avaliar os conceitos cunhados por Marielle Macé na sua obra Siderar, considerar: migrantes, formas de vida, e como estas definições podem ser analisadas com os métodos alternativos de solução de conflitos e sua contribuição para a efetivação dos direitos da personalidade. Nessa toada, o problema que orienta a pesquisa pode ser sintetizado na seguinte pergunta: A construção elaborada pela autora nos conceitos chaves do texto, siderar e considerar podem ser estendidos e aplicados nos meios alternativos de resolução de conflitos, em especial na mediação? Para tanto, analisar-se-á o conceito construído pela pesquisadora, e como estes entendimentos possuem vizinhança com os princípios e mecanismos esculpidos na mediação. Por fim, buscará realizar um paralelo sobre como estes métodos alternativos de solução de conflitos contribuem para a efetivação dos direitos da personalidade. Para tanto, o presente estudo valer-se-á do método de abordagem dedutivo, de explanação jurídico interpretativa e crítica, cuja técnica fundamentar-se-á na pesquisa bibliográfica nacional e internacional.

Biografia do Autor

Thiago Leandro Moreno

Graduado em Direito pelo Centro Universitário Filadélfia, Mestre em Direito, Sociedade e Tecnologias pela Escola de Direito das Faculdades Londrina, Doutorando em Ciências Jurídicas pela Unicesumar.

Andréa Carla de Moraes Pereira Lago

Pós-doutora em Democracia e Direitos Humanos pela Universidade de Coimbra, Portugal; Doutora em Ciências Jurídicas pela Universidade do Minho, Portugal; É Professora Permanente do programa de Mestrado e Doutorado em Ciências Jurídicas da universidade Unicesumar; Coordenadora do Núcleo de Atividades Práticas Jurídicas do curso de Direito Unicesumar; Conciliadora e Mediadora Judicial.

Publicado
2025-11-17
Como Citar
Moreno, T., & Lago, A. (2025). Siderar e Considerar: os conceitos de Marielle Macé e sua contribuição para efetivação dos direitos da personalidade por meio dos métodos alternativos de solução de conflitos. Revista JuríDica Da UniFil, 21(21), e3397. Recuperado de http://periodicos.unifil.br/index.php/rev-juridica/article/view/3397/3200