Direito e educação democrática: aspectos legais, históricos e filosóficos

ASPECTOS LEGAIS, HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS

  • Andre Luiz Borges da Silva
  • Mariana Schietti
  • Marcos Orison

Resumo

Considerando a complexidade da sociedade brasileira, bem como as desigualdades e contradições que nos permeiam, é urgente a provocação de discussões acerca de Políticas Públicas que sejam de caráter universal, através das quais é possível a reflexão acerca dessas desigualdades, como é o caso da Educação. Nesse contexto, o presente estudo tem por objetivo refletir sobre as relações possíveis de se estabelecer entre Democracia e Educação apontando caminhos e possibilidades para o entrelaçamento desses polos, buscando responder como superar os desafios de promover uma educação que contribua para a equidade e a justiça social. Como caminho possível apontamos a necessidade de uma Educação que promova a democracia com modo de vida. Para tal discussão será realizada análise bibliográfica das obras de Freire (2005; 2019) e da Constituição Federal (Brasil, 1988), a análise é de caráter qualitativa. As discussões realizadas devem perpassar por aspectos históricos, legais e filosóficos.

Biografia do Autor

Andre Luiz Borges da Silva

Doutorando em Filosofia (UEL), Doutorando em Educação (UEM), mestrado em Educação (UEL). Graduação em Filosofia (UEL), Teologia (FTSA), pedagogia (Intervale), História (Famosp).

Mariana Schietti

Doutorado em Teologia (PUC), Mestrado em Teologia (PUC), Graduação em Teologia (FTSA), Graduação em direito (UNIVALI).

Marcos Orison

Doutorado em Teologia (Fuller Theological Seminary), Graduação em Teologia (FTSA) Graduação em Engenharia Mecânica (PUC).

Publicado
2024-09-10
Como Citar
Silva, A., Schietti, M., & Orison, M. (2024). Direito e educação democrática: aspectos legais, históricos e filosóficos. Revista JuríDica Da UniFil, 20(especial), 176-189. Recuperado de http://periodicos.unifil.br/index.php/rev-juridica/article/view/3142/2945