O guardião da constituição e os limites da atuação do tribunal constitucional

  • Newton de Oliveira Lima UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
  • Alex Jordan Soares Monteiro Mamede UFPEL
  • Lirton Nogueira Santos UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ
  • Isaac Maynart Moyses Souza UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

Abstract

Descrever e analisar com base no constitucionalista e jusfilósofo austríaco de origem judaica Hans Kelsen e no filósofo político e jurista católico alemão Carl Schmitt os pressupostos clássicos da teoria geral do constitucionalismo e seu contexto histórico-político formativo no primeiro quarto do século XX, mas a partir da virada neoconstitucionalista no âmbito histórico após a II guerra mundial, fazer uma reflexão sobre a situação atual da hermenêutica constitucional e seus meandros interpretativos das questões políticas da atualidade, sem perder de vista a normatividade constitucional e seu valor procedimental no impacto reformador da democracia; é de se rever a possibilidade de se fazer com ganho científico e social a atividade hermenêutica da Carta da República atualmente, nesse aspecto, a renovação da acepção estatal e axiológica da constituição e da significação normativa e judicial da sua interpretação, ainda encontram fortalecimento com a irradiação dos efeitos doutrinários vindos de Kelsen e Schmitt.

Author Biographies

Newton de Oliveira Lima, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Professor da Universidade Federal da Paraíba, na graduação e pós-graduação em Direito. Doutor em Filosoofia pela UFPB. Mestre em Direito pela UFRN.

Alex Jordan Soares Monteiro Mamede, UFPEL

Mestre em Direito pela Universidade Federal de Pelotas. Servidor da Justiça Federal do Rio Grande do Sul.

Lirton Nogueira Santos, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Professor da Universidade Estadual do Piauí; mestre em Teoria Geral do Direito e Filosofia do Direito pela UFPE; Juiz de Direito do TJ-PI.

Isaac Maynart Moyses Souza, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

Doutorando em Direito pela UFMG. Advogado. Professor substituto da UEMG.

Published
2024-07-05
How to Cite
Lima, N., Mamede, A., Santos, L., & Souza, I. (2024). O guardião da constituição e os limites da atuação do tribunal constitucional. Revista JuríDica Da UniFil, 20(20), 275-288. Retrieved from http://periodicos.unifil.br/index.php/rev-juridica/article/view/3101/2888