O guardião da constituição e os limites da atuação do tribunal constitucional

  • Newton de Oliveira Lima UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
  • Alex Jordan Soares Monteiro Mamede UFPEL
  • Lirton Nogueira Santos UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ
  • Isaac Maynart Moyses Souza UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

Resumo

Descrever e analisar com base no constitucionalista e jusfilósofo austríaco de origem judaica Hans Kelsen e no filósofo político e jurista católico alemão Carl Schmitt os pressupostos clássicos da teoria geral do constitucionalismo e seu contexto histórico-político formativo no primeiro quarto do século XX, mas a partir da virada neoconstitucionalista no âmbito histórico após a II guerra mundial, fazer uma reflexão sobre a situação atual da hermenêutica constitucional e seus meandros interpretativos das questões políticas da atualidade, sem perder de vista a normatividade constitucional e seu valor procedimental no impacto reformador da democracia; é de se rever a possibilidade de se fazer com ganho científico e social a atividade hermenêutica da Carta da República atualmente, nesse aspecto, a renovação da acepção estatal e axiológica da constituição e da significação normativa e judicial da sua interpretação, ainda encontram fortalecimento com a irradiação dos efeitos doutrinários vindos de Kelsen e Schmitt.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Professor da Universidade Federal da Paraíba, na graduação e pós-graduação em Direito. Doutor em Filosoofia pela UFPB. Mestre em Direito pela UFRN.

##submission.authorWithAffiliation##

Mestre em Direito pela Universidade Federal de Pelotas. Servidor da Justiça Federal do Rio Grande do Sul.

##submission.authorWithAffiliation##

Professor da Universidade Estadual do Piauí; mestre em Teoria Geral do Direito e Filosofia do Direito pela UFPE; Juiz de Direito do TJ-PI.

##submission.authorWithAffiliation##

Doutorando em Direito pela UFMG. Advogado. Professor substituto da UEMG.

Publicado
2024-07-05
Como Citar
Lima, N., Mamede, A., Santos, L., & Souza, I. (2024). O guardião da constituição e os limites da atuação do tribunal constitucional. Revista JuríDica Da UniFil, 20(20), 275-288. Recuperado de http://periodicos.unifil.br/index.php/rev-juridica/article/view/3101/2888