As interfaces do desenvolvimento sustentável na sociedade globalizada: uma luta pelo futuro da vida humana

  • Viviana Samara Yoko Matsui Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Lucas Rafael da Silva Delvechio Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Miguel Etinger de Araújo Júnior Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Resumo

Na perspectiva do Direito Ambiental constitucional, este estudo busca examinar os desafios enfrentados pela sustentabilidade humana na era globalizada, com ênfase no direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado e a garantia de uma vida ambientalmente, socialmente e ecologicamente digna tanto para as presentes quanto para as futuras gerações. É cenário deste artigo as constantes preocupações humanas com os riscos socioambientais que vêm sendo sofridos nos últimos anos. Outro ponto central de discussão é a possibilidade de superação das crises ecológicas por meio da implementação de um sistema de cooperação jurídica internacional pautado nos pilares da sustentabilidade, que se materializam com o equilíbrio social, ambiental e econômico de todas as nações. Todavia, a partir dessa perspectiva, verificou-se que há na modernidade, e em decorrência do sistema econômico capitalista, um certo grau de desigualdade ambiental entre os Estados o que dificulta, de certa forma, a efetivação de um Direito Ambiental global e a promoção de um desenvolvimento justo e equilibrado. Por fim, a metodologia adotada para a elaboração do artigo foi a pesquisa bibliográfica de cunho revisional e, utilizou-se como problemática o seguinte questionamento: de que forma o direito internacional pode contribuir para a superação das crises ecológicas modernas?

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

 Mestranda em Direito Negocial na Universidade Estadual de Londrina (UEL); Bolsista Capes; Especialista em Direito Ambiental e Urbanístico pela Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP/USP); Bacharel em Direito pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). E-mail: vivianamatsui@gmail.com.

##submission.authorWithAffiliation##

Advogado; Mestrando em Direito Negocial pela Universidade Estadual de Londrina, Paraná/Brasil, vinculado ao Projeto de Pesquisa: Direito à Cidade e Justiça Ambiental no Contexto Metropolitano; Especialista em Direito Administrativo pela Universidade Estadual de Londrina; Especialista em Direito e Processo Tributário pela Escola Paulista de Direito. E-mail: ld_adv@outlook.com.

##submission.authorWithAffiliation##

 Doutor em Direito da Cidade pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Professor da Universidade Estadual de Londrina nos cursos de Graduação, Mestrado e Doutorado em Direito. Advogado. E-mail: miguel@uel.br.

Publicado
2023-11-21
Como Citar
Matsui, V., Delvechio, L., & Araújo Júnior, M. (2023). As interfaces do desenvolvimento sustentável na sociedade globalizada: uma luta pelo futuro da vida humana. Revista JuríDica Da UniFil, 19(especial), 56-67. Recuperado de http://periodicos.unifil.br/index.php/rev-juridica/article/view/2955/2713