A manipulação genética humana sob o ponto de vista ético, jurídico e social

Resumo

O presente trabalho tem como intuito analisar o quadro jurídico e ético brasileiro nos casos de manipulação genética, abordando a questão ética e os principais princípios norteadores do biodireito e da bioética, apresentando um breve estudo de caso – a possibilidade de produção de quimeras humanas no Japão – e um possível cenário futuro sobre como tais práticas podem interferir no cotidiano gerando uma nova segregação social, desta vez entre humanos naturais e modificados. Para o desenvolvimento do trabalho utilizou-se a metodologia da pesquisa jurídica somado ao método indutivo e da pesquisa exploratória, explorando bibliografias, doutrinas, normas e regulamentações acerca do tema. É válido mencionar que foram usados artigos de revistas, filmes e jornais que trazem olhares contemporâneos encaixando-se com o tema, sendo no caso dos filmes, uma forma de demonstrar que a sétima arte, já a frente de seu tempo, explora temas que poderão causar impacto em toda a sociedade.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Mestrando em Direito pela Universidade Estadual de Londrina, especialista em Direito Civil pela Faculdade Anhanguera, bacharel em Direito pela Universidade Estadual de Londrina, membro do projeto de pesquisa “Negócios Biojurídicos: as Tecnologias e o Direito Civil”, bolsista pela CAPES.

Cassia Pimenta Meneguce

Mestranda em Direito Negocial pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Especialista em Direito Constitucional pela Faculdade Cristo Rei. Docente no Curso de Direito da Faculdade Cristo Rei. Vinculada aos Projetos de Pesquisa “Negócios Biojurídicos” da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e “Contratualização da Relações Familiares e das Relações Sucessórias” da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Claudia Loureiro

Coordenadora da Cátedra Jean Monnet da Universidade Federal de Uberlândia
Professora da Universidade Federal de Uberlândia;
Pós-Doutora em Direitos Humanos -Universidade de Coimbra;
Doutora e Mestre PUC/SP

Publicado
2023-11-21
Como Citar
Cunha, G., Meneguce, C., & Loureiro, C. (2023). A manipulação genética humana sob o ponto de vista ético, jurídico e social. Revista JuríDica Da UniFil, 19(especial), 92-112. Recuperado de http://periodicos.unifil.br/index.php/rev-juridica/article/view/2954/2715