Avaliação de sobras, restos e resto-ingesta de uma cozinha localizada em um hospital de Londrina-PR

  • Gabrielle Gonçalves
  • Thanise Pitelli de Nigro

Resumo

O desperdício é um problema que acontece pelo excesso de produção de alimentos ou pela sua não utilização em totalidade. Esses desperdícios geram custos e impactos socioambientais. Já no gerenciamento de Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN’s) em geral, o desperdício de alimentos é um fator bastante importante por não se tratar apenas de um fator social, mas também econômico, refletindo diretamente no trabalho do nutricionista. Sendo assim, a presente pesquisa obteve informações sobre os diferentes desperdícios ocorridos em uma UAN localizada em um Hospital de Londrina-Pr. Para isso, foi realizada pesagem em quatro dias aleatórios dos desperdícios gerados na distribuição dos alimentos que ficam no balcão de distribuição para colaboradores, no porcionamento das refeições dos pacientes e o resto ingesta de funcionários. Após a pesagem, os dados foram tabulados e analisados, onde é possível constatar que no segundo dia de avaliação a média de sobras foi maior do que os outros dias avaliados, nesta UAN hospitalar analisada, o dia 2 foi o dia em que mais se teve sobras, em todas as dietas aqui apresentadas, com uma média de 20,8 kg e percentual médio de 18,54%. Pode se identificar quais os possíveis motivos para o desperdício de alimentos, desde as sobras das cubas e panelas até o resto-ingesta, mostrando que esse desperdício afeta tanto economicamente quanto qualitativamente a UAN e o meio ambiente, podendo fornecer dados para que outras UANs também possam se atentar aos desperdícios gerados.

Biografia do Autor

Gabrielle Gonçalves

Discente do 4º ano do curso de Nutrição – Centro Universitário Filadélfia (UniFil) – e-mail: gabrielleg1807@gmail.com

Thanise Pitelli de Nigro

Docente do curso de Nutrição – Centro Universitário Filadélfia (UniFil) – Mestre em Ciência de Alimentos – Universidade Estadual de Londrina (UEL) – thanise.pitelli@unifil.br

Publicado
2022-09-01
Como Citar
GONÇALVES, Gabrielle; NIGRO, Thanise Pitelli de. Avaliação de sobras, restos e resto-ingesta de uma cozinha localizada em um hospital de Londrina-PR. Revista Terra & Cultura: Cadernos de Ensino e Pesquisa, [S.l.], v. 38, n. especial, p. 388-406, set. 2022. ISSN 2596-2809. Disponível em: <http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/2602>. Acesso em: 28 mar. 2024.