O planejamento de comunicação de marketing e lembrança de marca: um estudo exploratório

  • Fabiano Palhares Galão
  • Edson Crescitelli

Resumo

Fazer com que uma marca seja lembrada em mercados competitivos requer das empresas esforços constantes, especialmente aqueles ligados ao marketing e mais especificamente à comunicação, sendo esse último 28*aspecto um elemento chave para que a lembrança da marca alcance níveis satisfatórios. Uma vez que a comunicação de marketing pode contribuir para a lembrança de marca, é de se esperar que, quanto mais efetivo for o planejamento de comunicação, maiores serão os níveis de lembrança alcançados. O objetivo do estudo é identificar se o planejamento de comunicação de marketing influencia nos índices de lembrança de marca. Para isso, utilizou-se de levantamento bibliográfico sobre os temais centrais e complementarmente pesquisa de campo com empresas do segmento de construção civil de Londrina-PR, citadas como as mais lembradas na pesquisa “Top de Marcas 2009”. O estudo apontou que o uso dos diferentes elementos do planejamento de comunicação pode influenciar nos índices de lembrança de marca.

Biografia do Autor

Fabiano Palhares Galão

Doutorando em Administração pela FEA-USP. fabianogalao@usp.br

Edson Crescitelli

Doutor e docente em Administração pela FEA-USP. edsonc@usp.br

Publicado
2018-07-31
Como Citar
Galão, F., & Crescitelli, E. (2018). O planejamento de comunicação de marketing e lembrança de marca: um estudo exploratório. Revista Terra & Cultura: Cadernos De Ensino E Pesquisa, 28(54), 115-132. Recuperado de http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/224/112
Seção
Artigos