%A Galão, Fabiano Palhares %A Crescitelli, Edson %D 2018 %T O planejamento de comunicação de marketing e lembrança de marca: um estudo exploratório %K %X Fazer com que uma marca seja lembrada em mercados competitivos requer das empresas esforços constantes, especialmente aqueles ligados ao marketing e mais especificamente à comunicação, sendo esse último 28*aspecto um elemento chave para que a lembrança da marca alcance níveis satisfatórios. Uma vez que a comunicação de marketing pode contribuir para a lembrança de marca, é de se esperar que, quanto mais efetivo for o planejamento de comunicação, maiores serão os níveis de lembrança alcançados. O objetivo do estudo é identificar se o planejamento de comunicação de marketing influencia nos índices de lembrança de marca. Para isso, utilizou-se de levantamento bibliográfico sobre os temais centrais e complementarmente pesquisa de campo com empresas do segmento de construção civil de Londrina-PR, citadas como as mais lembradas na pesquisa “Top de Marcas 2009”. O estudo apontou que o uso dos diferentes elementos do planejamento de comunicação pode influenciar nos índices de lembrança de marca. %U http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/224 %J Revista Terra & Cultura: Cadernos de Ensino e Pesquisa %0 Journal Article %P 115-132%V 28 %N 54 %@ 2596-2809 %8 2018-07-31