A socialização organizacional como forma de uniformidade comportamental: estudo de caso da Academia Gynasium na cidade de Londrina-PR.

  • Letícia Peressim Palomo de Souza
  • Zuleide Maria Janesch

Resumo

O presente artigo teve como objetivo elaborar um Manual de Integração para a empresa Academia Gynasium. A metodologia foi estudo de caso, desenvolvida através de pesquisa bibliográfica para embasamento teórico e pesquisa de campo para a coleta e análise de dados. Com a admissão do funcionário à organização, faz-se necessário que a área de recursos humanos possibilite a ele o conhecimento da cultura organizacional, descrita através das políticas e normas de condutas, quando são transmitidos a missão, visão, valores preceituados e que devem ser seguidos, para que sejam atingidos os objetivos organizacionais. Este aculturamento é feito no momento da socialização e acolhimento do funcionário novato, através de treinamento, quando lhe são apresentadas todas as informações referentes ao seu trabalho e quais são os comportamentos exigidos pela empresa. Para o efetivo cumprimento dos direitos e deveres que incumbe a cada parte, a gestão de pessoas elabora um documento de comunicação, denominado Manual de Integração, que descreve as políticas, normas e procedimentos, que devem ser seguidos por todos os funcionários, como forma de uniformizar comportamentos.

Biografia do Autor

Letícia Peressim Palomo de Souza

Discente do terceiro ano do Curso de Graduação em Administração em Administração do Centro Universitário Filadélfia – UniFil. E-mail: leticiaperessimpalomo@hotmail.com

Zuleide Maria Janesch

Mestra em Engenharia Urbana, Especialista em Administração de Recursos Humanos, Especialista em Direito e Gestão Ambiental, Graduada em Administração. Docente do Centro Universitário Filadélfia – UniFil. E-mail: zuleide.janesch@unifil.br

Publicado
2019-01-16
Como Citar
SOUZA, Letícia Peressim Palomo de; JANESCH, Zuleide Maria. A socialização organizacional como forma de uniformidade comportamental: estudo de caso da Academia Gynasium na cidade de Londrina-PR.. Revista Eletrônica Ciências Empresarias, [S.l.], v. 10, n. 14, p. 24-39, jan. 2019. ISSN 1983-0599. Disponível em: <http://periodicos.unifil.br/index.php/revista-empresrial/article/view/958>. Acesso em: 24 out. 2020.
Seção
Artigos