Estudo do comportamento do consumidor e satisfação do cliente: os benefícios dos modelos de valores de consumo para a entrega de valor agregado.
Resumo
Nos últimos anos muitas mudanças aconteceram no comportamento do consumidor o qual passou a ser mais exigente e buscar empresas que entreguem diferencial. Esse novo comportamento aumentou ainda mais a competição no mercado empresarial que hoje precisa compreender o consumidor e criar valor superior. Com o avanço da tecnologia e a ampla difusão da informação, os consumidores estão mais críticos em relação aos produtos que compram. Mostrando-se informados e exigentes, portanto, estudar o seu comportamento é essência a qualquer empresa. Nesse sentido, diferentes modelos de valores de consumo foram desenvolvidos, os quais apresentam variáveis que fazem parte do processo de decisão de compra e auxiliam as empresas na melhor compreensão do comportamento de seu público-alvo. Partindo da seleção e analise de quatro desses modelos de valores de consumo, o presente artigo busca mostrar a amplitude de cada modelo e suas contribuições para a compreensão do comportamento do consumidor e entrega de valor superior ao cliente.