Estudo do comportamento do consumidor e satisfação do cliente: os benefícios dos modelos de valores de consumo para a entrega de valor agregado.

  • Janaina Vanzo Berto

Resumo

Nos últimos anos muitas mudanças aconteceram no comportamento do consumidor o qual passou a ser mais exigente e buscar empresas que entreguem diferencial. Esse novo comportamento aumentou ainda mais a competição no mercado empresarial que hoje precisa compreender o consumidor e criar valor superior. Com o avanço da tecnologia e a ampla difusão da informação, os consumidores estão mais críticos em relação aos produtos que compram. Mostrando-se informados e exigentes, portanto, estudar o seu comportamento é essência a qualquer empresa.  Nesse sentido, diferentes modelos de valores de consumo foram desenvolvidos, os quais apresentam variáveis que fazem parte do processo de decisão de compra e auxiliam as empresas na melhor compreensão do comportamento de seu público-alvo. Partindo da seleção e analise de quatro desses modelos de valores de consumo, o presente artigo busca mostrar a amplitude de cada modelo e suas contribuições para a compreensão do comportamento do consumidor e entrega de valor superior ao cliente.

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Janaina Vanzo Berto

Doutoranda em Administração pela Unam (Universidad Nacional de Missiones — Argentina), Mestre em Administraçao pela UEL (Univerisdade Estadual de Londrina), Especialista em Marketing e Logística pela Unespar, Especialista em Metodo ogia da ação docente pela UEL, docente de Cursos de graduação e pós-graduação. E-mail: janainavberto@gmail.com. 

 

Publicado
2018-09-10
Como Citar
Berto, J. (2018). Estudo do comportamento do consumidor e satisfação do cliente: os benefícios dos modelos de valores de consumo para a entrega de valor agregado.. Revista EletrôNica CiêNcias Empresarias, 7(11), 37-49. Recuperado de http://periodicos.unifil.br/index.php/revista-empresrial/article/view/485/414
Seção
Artigos