O "capital sujo" e o subdesenvolvimento

  • Marcio Luis Massaro
  • Cleber Broietti

Resumo

A questão ambiental nem sempre esteve presente no rol das preocupações da sociologia. Entretanto, na contemporaneidade apresenta-se como um problema essencialmente social, e denota em última instância uma crise das relações sociais. Em meio a esse debate, a proposta da Teoria da Modernização Ecológica preconiza que a disseminação de modernas tecnologias produtivas em países desenvolvidos, possibilitaria a manutenção e o avanço do ritmo de proteção com cada vez menor agressão ao meio ambiente. Porém, um recrudescimento da legislação ambiental em países desenvolvidos, poderia ocasionar o deslocamento do capital sujo para os países subdesenvolvidos, esses teoricamente mais receptivos a iniciativas produtivas de qualquer espécie, dado a avidez por crescimento econômico.

Biografia do Autor

Marcio Luis Massaro

Economista (UEL), Especialista em Marketing (FGV), Discente do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administraçào. PPGA-UEL, Coordenador do Curso de Administração da FACCAR, Professor da PUC-PR Londrina.

mluismassaro@gmail.com

Cleber Broietti

Contador (UNESPAR), especiaista em controladoria (UEL), Discente do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administraçáo da UEL. professor do curso de Ciências Contábeis da UNESPAR campus Apucarana

cleberbroietti@uol.com.br 

 

Publicado
2018-09-10
Como Citar
MASSARO, Marcio Luis; BROIETTI, Cleber. O "capital sujo" e o subdesenvolvimento. Revista Eletrônica Ciências Empresarias, [S.l.], v. 6, n. 10, p. 23-33, set. 2018. ISSN 1983-0599. Disponível em: <http://periodicos.unifil.br/index.php/revista-empresrial/article/view/475>. Acesso em: 16 abr. 2024.
Seção
Artigos