Endomarketing como ferramenta na qualidade do atendimento

  • Ivani Cardoso Nogueira Centro Universitário Filadélfia- (UniFil)
  • Osvaldo Paes de Brito Centro Universitário Filadélfia- (UniFil)

Resumo

Este artigo teve como objetivo mostrar a importância do endomarketing como ferramenta de qualidade no atendimento, cujo papel é fundamental para fidelização dos funcionários e como instrumento essencial para se manter no mercado, O trabalho foi realizado, inicialmente, através de pesquisas bibliográficas e em pesquisa campo. Para coleta de dados buscou-se avaliar as organizações estão investindo em benefícios que venham fidelizar e motivar os funcionários a fim de tornar o ambiente mais agradável e produtivo. Foram levantados dados em farmácias da cidade de Londrina-PR. Com base nos dados, propôs-se averiguar, até ponto a implantação do endomarketing nas empresas pode melhorar o desempenho organizacional. Para conclui, frisa- se que a pesquisa apresentada não esgota o tema e, tampouco, restringe o uso da ferramenta do endomarketing ao segmento farmacêutico. Para tanto, o envolvimento das lideranças é fundamental e os gestores devem estar sensíveis aos processos de endomarketing junto aos seus colaboradores, sempre procurando novas formas de promover um ambiente de trabalho satisfatório e possibilitando a evolução profissional de seus liderados.

Biografia do Autor

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Administradora formada pelo Centro Universitário Filadélfia e Consultora de Vendas —  e-mail: adm.ivani@hotmail.com

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Mestre em Administração e MBA em Administração de Marketing Especialista em Marketing de Serviços. Licenciatura em Gestão. Docente em cursos de Graduação e Pós-Graduação. Graduado em Administração e Consultar empresarial. E-mail: osvaldopaesb@hotmail.com

Publicado
2018-09-10
Como Citar
Nogueira, I., & de Brito, O. (2018). Endomarketing como ferramenta na qualidade do atendimento. Revista EletrôNica CiêNcias Empresarias, 6(10), 8-24. Recuperado de http://periodicos.unifil.br/index.php/revista-empresrial/article/view/474/405
Seção
Artigos