A relação entre estratégia organizacional e internacionalização: estudo de caso da empresa Bonfio

  • Andréa Galvão da Silva
  • Fabrício Serrano Peres de Almeida
  • Francisco Américo Cassano
  • João Batista Castro de Carvalho Junior
  • Joice Ribeiro Santana
  • Roberto Cunha

Resumo

Dada a importância do setor têxtil para a economia brasileira, este estudo teve como verificar a relação entre a estratégia organizacional e a internacionalização de empresas do setor. Uma revisão da literatura sobre estratégia organizacional e internacionalização de empresas, reunida com dados relativos em objeto, permitiu comparar-se a relação existente entre essas variáveis. O processo de internacionalização de empresas no Brasil é recente, porém, no setor têxtil ocorre há muito tempo e necessita ser melhor explorado. Dessa necessidade de ampliação do conhecimento é que se originou o problema de pesquisa do estudo: Como a estratégia organizacional influenciou o processo de internacionalização da empresa Bonfio? O Objetivo do estudo foi decorrente do problema de pesquisa, buscando identificar a influência da estratégia organizacional no processo de internacionalizeção da empresa Bonfio. O método de pesquisa utilizado foi um ensaio teórico, com levantamento bibliográfico e de campo realizada através de questionário. A pesquisa contribuiu para que fosse possível observar a estratégia e os Objetivos da mesma como grandes influenciadores que levaram ao processo de internacionalização  na Bonfio confirmando assim o escopo do estudo de caso analisado pelo grupo.

Biografia do Autor

Andréa Galvão da Silva

Bacharel em Administração linha de formação em Comércio Internacional

Fabrício Serrano Peres de Almeida

Professor Doutor

Francisco Américo Cassano

Professor Doutor

João Batista Castro de Carvalho Junior

Professor Doutor

Joice Ribeiro Santana

Professor Doutor

Roberto Cunha

Professor Doutor

Publicado
2018-09-10
Como Citar
DA SILVA, Andréa Galvão et al. A relação entre estratégia organizacional e internacionalização: estudo de caso da empresa Bonfio. Revista Eletrônica Ciências Empresarias, [S.l.], v. 5, n. 9, p. 32-52, set. 2018. ISSN 1983-0599. Disponível em: <http://periodicos.unifil.br/index.php/revista-empresrial/article/view/468>. Acesso em: 20 abr. 2024.
Seção
Artigos