A relação entre estratégia organizacional e internacionalização: estudo de caso da empresa Bonfio
Resumo
Dada a importância do setor têxtil para a economia brasileira, este estudo teve como verificar a relação entre a estratégia organizacional e a internacionalização de empresas do setor. Uma revisão da literatura sobre estratégia organizacional e internacionalização de empresas, reunida com dados relativos em objeto, permitiu comparar-se a relação existente entre essas variáveis. O processo de internacionalização de empresas no Brasil é recente, porém, no setor têxtil ocorre há muito tempo e necessita ser melhor explorado. Dessa necessidade de ampliação do conhecimento é que se originou o problema de pesquisa do estudo: Como a estratégia organizacional influenciou o processo de internacionalização da empresa Bonfio? O Objetivo do estudo foi decorrente do problema de pesquisa, buscando identificar a influência da estratégia organizacional no processo de internacionalizeção da empresa Bonfio. O método de pesquisa utilizado foi um ensaio teórico, com levantamento bibliográfico e de campo realizada através de questionário. A pesquisa contribuiu para que fosse possível observar a estratégia e os Objetivos da mesma como grandes influenciadores que levaram ao processo de internacionalização na Bonfio confirmando assim o escopo do estudo de caso analisado pelo grupo.