Reflexões acerca da gestão de carreira: competências necessárias para a empregabilidade do docente de ensino superior em administração.

  • Valéria Stocco Gil
  • Wilson Lima Saraiva da Fonseca Centro Universitário Filadélfia (UniFil)

Resumo

O motivo que leva o discente a escolher o Curso de Graduação em Administração Bacharelado, varia de pessoa para pessoa, dada a grande variedade de atuação nesta área, dentre eles: administrar empresa pública, privada, do terceiro setor, prestar consultoria, assessorar empresários, empreender, fazer concurso, exercer a docência de ensino superior em administração. Este artigo teve como objetivo identificar a gestão de carreira do acadêmico de administração, que pretende exercer a docência de ensino superior de administração. Para o embasamento teórico a pesquisa foi bibliográfica, pois objetivou contribuir com o acadêmico de graduação em administração, como fazer a gestão de carreira, para se tornar docente de ensino superior em administração. Estas respostas foram obtidas através de livros, artigos, teses, dissertações e em sites oficiais. As principais competências do docente de ensino superior em administração, foram sintetizadas em competências técnicas e pedagógicas, aliadas aos requisitos pessoais para o fazer docente e possuir competência eletrônica para dominar as tecnologias de aprendizagem. O docente de ensino superior com as características apontadas terá elevado o valor do seu trabalho e da sua empregabilidade.

Biografia do Autor

Valéria Stocco Gil

Especialista em Docência de Ensino Superior, Graduada em Letras. E-mail: vsgil@infraero.gov.br

##submission.authorWithAffiliation##

Especialista em Pedagogia Empresarial, Graduado em Administração. Coach treinador comportamental, Consultor de Marketing. Docente do Centro Universitário Filadélfia – Unifil - de Cursos de Graduação Presenciais e Ensino à Distância e Cursos de Pós-Graduação. E-mail: wsaraiva@yahoo.com.br

Publicado
2018-08-09
Como Citar
GIL, Valéria Stocco; DA FONSECA, Wilson Lima Saraiva. Reflexões acerca da gestão de carreira: competências necessárias para a empregabilidade do docente de ensino superior em administração.. Revista Eletrônica Ciências Empresarias, [S.l.], v. 10, n. 14, p. 110-123, ago. 2018. ISSN 1983-0599. Disponível em: <http://periodicos.unifil.br/index.php/revista-empresrial/article/view/345>. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Artigos