A contribuição social dos clubes de futebol para desenvolvimento da comunidade local sob a ótica do torcedor associado

  • Bruna Valeria Pereira de Santana
  • Ana Claudia Oliveira
  • Adeilde Francisca de Santana
  • Ana Paula Cordeiro da Silva

Resumo

O futebol é a principal atividade esportiva mais popular e praticada no Brasil, sendo assim, os clubes desta modalidade são importantes veículos para integração de jovens na sociedade. Se algum clube está ligado à comunidade, acaba desenvolvendo uma força encaminhadora no ambiente no qual está introduzido. A motivação maior para a elaboração desse trabalho é perceber a visão do torcedor em relação às ações dos clubes de futebol de Recife para o desenvolvimento social da comunidade local.  Para a compreensão buscou-se fazer uma breve analise sobre o terceiro setor, caracterizar e identifica os principais clubes de futebol de Recife – PE. A pesquisa foi realizada no período Julho/2017 a Setembro/2017 e foi constituída em duas etapas, sendo a primeira o levantamento do referencial teórico, que fundamentou-se  em pesquisa bibliográfica, e a segunda, consistiu em uma pesquisa de campo com aplicação de questionário torcedores associados seguido de análise dos dados foi de cunho qualitativo quando conclui-se  que os clubes de futebol do Recife são  como instituições que desenvolvem  ações que visam o desenvolvimento social da comunidade local, uns com ações mais estruturadas e outros nem tanto, mas que mesmo assim tem interação com a comunidade. Portanto, são percebidos pelos torcedores associados como entidades que cumprem o papel social que é atribuído as organizações do terceiro setor, mesmo que ainda de forma incipiente.


 

Biografia do Autor

Bruna Valeria Pereira de Santana

Graduada em administração SOPECE. E-mail: bruna.valeriaa1@hotmail.com

Ana Claudia Oliveira

Mestra em Administração e Desenvolvimento Rural Pela UFRPE. E-mail: Anaetepam2010@gmail.com

Adeilde Francisca de Santana

Mestra em Administração e Desenvolvimento Rural pela UFRPE. E-mail: adeildefsantana@hotmail.com

Ana Paula Cordeiro da Silva

 Graduada em Ciências Biológicas - FUNESO e Pós Graduada em gestão ambiental FAFIRE e Secretaria de Educação de Pernambuco. E-mail: anasolemar@yahoo.com.br

Publicado
2018-08-10
Como Citar
SANTANA, Bruna Valeria Pereira de et al. A contribuição social dos clubes de futebol para desenvolvimento da comunidade local sob a ótica do torcedor associado. Revista Eletrônica Ciências Empresarias, [S.l.], v. 10, n. 14, p. 8-23, ago. 2018. ISSN 1983-0599. Disponível em: <http://periodicos.unifil.br/index.php/revista-empresrial/article/view/335>. Acesso em: 02 jul. 2020.
Seção
Artigos