Beneficios do uso de probióticos para prevenção e tratamento da alergia alimentar

  • Geovana Chiconato Centro Universitário Filadélfia (UNIFIL)
  • Carla Regina Pires Centro Universitário Filadélfia (UNIFIL)

Resumo

A alergia alimentar é uma reação adversa a determinado alimento, resultando de uma resposta imunológica anormal ou exagerada do organismo. Essa reação imunológica anormal geralmente é adversa a uma proteína presente no alimento devido os fragmentos das proteínas serem resistentes a digestão. As reações alérgicas podem ser mediadas por IgE ou não, e levam a manifestações intestinais ou sistêmicas dependendo do mecanismo imunológico envolvido. Em vista do aumento da prevalência das alergias alimentares, esse trabalho tem como objetivo relacionar saúde e microbiota intestinal e os riscos de desenvolver alergias, e ainda os efeitos do uso de probióticos sobre as funções imunológicas. Trata-se de uma revisão de literatura realizada através de uma pesquisa bibliográfica, utilizando como referências livros físicos e artigos presentes nas bases de dados: Scielo, Lilacs, PubMed e Google acadêmico, datados a partir de 2002. A permeabilidade da microbiota intestinal, presença de quantidades excessivas de bactérias anormais e a disbiose, situação em que há uma prevalência das más bactérias em relação as bactérias benéficas, influenciam a função imunológica anormal e consequentemente as reações alérgicas, portanto, os probióticos definidos como microorganismos benéficos a saúde. São capazes de alcançar o trato gastrointestinal, alterar a composição da microbiota, e defender o organismo do desenvolvimento de alergias, tornando-se assim muito utilizado na prática clínica como uma alternativa eficaz na prevenção e no tratamento das doenças alergênicas.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Discente do 4º ano do curso de Nutrição do Centro Universitário Filadélfia – UniFil geo.chiconato@hotmail.com

##submission.authorWithAffiliation##

Mestre em Saúde Materno Infantil. Docente do departamento de Nutrição do Centro Universitário Filadélfia – UniFil carla.pires@ unifil.br

Publicado
2018-06-18
Como Citar
CHICONATO, Geovana; PIRES, Carla Regina. Beneficios do uso de probióticos para prevenção e tratamento da alergia alimentar. Revista Terra & Cultura: Cadernos de Ensino e Pesquisa, [S.l.], v. 33, n. 64, p. 21-30, jun. 2018. ISSN 2596-2809. Disponível em: <http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/71>. Acesso em: 25 abr. 2024.
Seção
Artigos