Contribuições da psicologia do desenvolvimento na aquisição da linguagem e formação do pensamento: a aprendizagem escolar da criança de 05 e 06 anos na educação infantil

  • Eliana Aparecida Assis Motta Centro Universitário Filadélfia- (UniFil)
  • Ana Cláudia Cerini Trevisan

Resumo

Este artigo discute brevemente a relação entre desenvolvimento cognitivo, aquisição de linguagem e formação do pensamento dentro do processo de aprendizagem da criança. Tal se faz necessário, pois o educador precisa conhecer como se dá a inteligência humana e como ocorre cada passo do processo de desenvolvimento. Parte do pressuposto de que o educador que conhece o processo de desenvolvimento da criança, como ela pensa, como se desenvolve, como adquire linguagem, como se forma seu conhecimento, e o que pode ou não influenciar nesse processo, terá facilidade em respeitar a criança em sua individualidade, e possibilitar que ela tenha um desenvolvimento saudável e adequado dentro do ambiente familiar, social e consequentemente escolar.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Aluna do 2ª ano do curso de Pedagogia da UniFil. E-mail: elianamotta1@hotmail.com.br

Ana Cláudia Cerini Trevisan

Professora Orientadora. Pedagoga.

Publicado
2018-09-03
Como Citar
MOTTA, Eliana Aparecida Assis; TREVISAN, Ana Cláudia Cerini. Contribuições da psicologia do desenvolvimento na aquisição da linguagem e formação do pensamento: a aprendizagem escolar da criança de 05 e 06 anos na educação infantil. Revista Terra & Cultura: Cadernos de Ensino e Pesquisa, [S.l.], v. 23, n. 45, p. 133-138, set. 2018. ISSN 2596-2809. Disponível em: <http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/408>. Acesso em: 29 nov. 2023.
Seção
Artigos

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##