O aprimoramento das habilidades de liderança por intermé- dio de um programa de treinamento, desenvolvimento e educação organizacional

  • Andréa Mita Centro Universitário Filadélfia- (UniFil)
  • Ana Paula Takahashi Centro Universitário Filadélfia- (UniFil)
  • Jacqueline Montilha Leonardi Centro Universitário Filadélfia- (UniFil)
  • Mari Teresa Molinari Centro Universitário Filadélfia- (UniFil)
  • Elen Gongora Moreira Centro Universitário Filadélfia- (UniFil)

Resumo

O presente artigo apresenta a experiência vivenciada no estágio de formação de psicólogo na área de Psicologia Organizacional e do Trabalho. O estágio foi realizado em uma Instituição Hospitalar não governamental que presta atendimento específico ao tratamento de uma patologia de alta complexidade, situado na cidade de Londrina- Pr. Inicialmente foi realizado um Diagnóstico Organizacional com o objetivo de levantar as necessidades dos colaboradores em relação ao seu ambiente e condições de trabalho. Para a execução do Diagnóstico foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com os coordenadores de área do Hospital, sendo as questões referentes às dificuldades encontradas no dia-a-dia de trabalho: responsabilidades de cada cargo e forma de resolver os problemas dos dia-a-dia. Nesse Diagnóstico foram levantadas várias queixas como, por exemplo: déficit de recursos humanos; falta de integração entre os colaboradores e entre a organização e os colaboradores; ausência do Plano de Cargos, Carreiras e Salários e dificuldade em participar de treinamentos e eventos profissionais. Diante dessas queixas, a intervenção foi iniciada pela descrição e análise de cargos e por um programa de Treinamento e Desenvolvimento (T&D) voltado aos coordenadores de área da Instituição. O programa de T&D teve como finalidade trabalhar Habilidades de Liderança com coordenadores. A partir do Levantamento das Necessidades de Treinamento foi possível identificar que havia a necessidades de discutir com os coordenadores o papel que o líder ocupa na organização, as expectativas da organização em relação às lideranças, habilidades de comunicação e dar e receber feedback. Para condução do programa de T&D foram formados dois grupos (A e B) com aproximadamente dezessete pessoas cada um. No decorrer das atividades o grupo A não seguiu a programação inicial devido à maneira como os participantes discutiam as atividades, este grupo mostrou-se muito preocupado com a organização e empenhados em realizar o seu papel da melhor maneira possível. Durante os encontros também foi possível verificar que os participantes sentiam-se à vontade para fazer suas colocações e que a ética e a confiança dos participantes foram mútuas. Já nas atividades do grupo B, a programação foi seguida da maneira como foi proposta inicialmente. Porém, a assiduidade dos participantes não foi satisfatória e a continuidade do trabalho ficou comprometida. Da mesma forma as discussões não foram tão ricas e os participantes pareciam não estar à vontade para relatar suas experiências. Sugere-se a continuidade do programa de T&D pois, embora tenha havido melhoras nas queixas iniciais diagnosticadas os coordenadores de setores ainda precisam aprimorar algumas habilidades de liderança. Já em relação às descrições e análises dos cargos ainda se faz necessário sua finalização.

Biografia do Autor

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Alunas do 5°ano do curso de Psicologia da UNIFIL. Ana Paula Takahashi E-mail: kaapts@hotmail.com, Andréa Mita E-mail: psicosepsiquic@bol.com.br, Jacqueline Montilha Leonardi E-mail jacque_leonardi@yahoo.com.br e Mari Teresa Molinari Email mariteresa.molinari@bol.com.br

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Alunas do 5°ano do curso de Psicologia da UNIFIL. Ana Paula Takahashi E-mail: kaapts@hotmail.com, Andréa Mita E-mail: psicosepsiquic@bol.com.br, Jacqueline Montilha Leonardi E-mail jacque_leonardi@yahoo.com.br e Mari Teresa Molinari Email mariteresa.molinari@bol.com.br

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Docente do curso de Psicologia da UNIFIL. Mestre pela PUC-SP em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento, com área de concentração em Gestão do Comportamento Organizacional. E-mail: egmoreira@hotmail.com

Publicado
2018-09-03
Como Citar
Mita, A., Takahashi, A., Leonardi, J., Molinari, M., & Moreira, E. (2018). O aprimoramento das habilidades de liderança por intermé- dio de um programa de treinamento, desenvolvimento e educação organizacional. Revista Terra & Cultura: Cadernos De Ensino E Pesquisa, 23(45), 97-106. Recuperado de http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/405/347
Seção
Artigos